top of page

Passeios para todos os gostos no grupo da AGARUPA!

  • A GARUPA
  • 11 de ago. de 2016
  • 6 min de leitura

De repente uma mensagem que dizia: "Esse grupo não viaja não é?"


Para nós da AGARUPA foi uma surpresa o resultado de tantos passeios bate&volta num mesmo final de semana da turma de nosso grupo de amigos que rodam. São os participantes do grupo do whatsapp.



Nesse último fim de semana saíram quase todos os participantes para rodar, só que em passeios não promovidos pela AGARUPA, e sim pelo simples fato e desejo de rodar, de pegar a sua moto com o espírito de liberdade e desejo de curtir a vida, a motocicleta e AGARUPA!! Somando todos os passeios, saíram para pegar as estradas 4 grupos diferentes de motociclistas e garupas, e mais a AGARUPA (piloto e garupa).


Vamos falar um pouco dos passeios e dos nomes engraçados desses grupos!


Grupo Rodas Presas fez um passeio à Cia da Coalhada


A Cia da Coalhada é um empreendimento da Fazenda Vale do Jatobá, localizada na PE-103, km 12, em Camocim de São Félix- PE. Já fizemos outros passeios para lá também.


Foto do passeio que já fizemos antes


Passeio do Grupo dos 'Rodas Presas': esse foi o nome do passeio dos componentes do nosso grupo de whatsapp. Marcaram no domingo, dia 07/08 às 6h, passaram por Bonança-PE. Nesse local pararam e discutiram o roteiro e destino e nessa primeira parada, decidiram ir para a Cia da Coalhada em Camocim de São Félix-PE, que fica a 123 km da capital Recife. De lá traçaram possíveis roteiros de volta para não terem que voltar pelo mesmo caminho. Então decidiram o retorno por Barra de Guabiraba, Cortês, Ribeirão, Escada, Cabo e Recife (a título de informação, todos os municípios se situam em Pernambuco). Faziam parte do grupo de passeio Carlos Crespo, Vandilma, Jidel (vocalista da banda do Motoculto da Igreja Batista), e o "pior dos Rodas Presas", o famoso Boe (apelido de Edvaldo Barros). Fazia muito tempo que sua moto estava parada e ele a desligou mas deixou a chave na ignição e o farol ligado. Resultado: bateria descarregada!!


Como fazia muito tempo então ela se desligou no meio do nada, entre Cortês e Ribeirão. O grupo teve que rebocá-la até pegar. Segundo um dos participantes: uma "aventura", um passeio muito bom e deu tudo certo.



ATENÇÃO: "Ministério da AGARUPA adverte, deixar de rodar com a sua garupa ou mesmo sozinho pode provocar problemas na bateria, pneus e até problemas nos retentores".



Grupo Parceiros - Passeio à Cachoeira do Urubu


AGARUPA também faz parte do grupo 'Parceiros', que todos os fins de semana faz um passeio para um lugar diferente. Nesse fim de semana foi um passeio para a Cachoeira do Urubu. Saíram ás 6:30h do Recife e foram direto tomar café na deliciosa Palhoça da Pamonha, em Limoeiro- PE. De lá pegaram a PE-50 voltando e no Município de Feira Nova entraram na Fazenda Monjolo. Depois foram para o município de Primavera, passando por dentro da cidade de Vitória de Santo Antão. Chegaram à Cachoeira do Urubu em Primavera, que fica a 81 km da capital Recife-PE. Para a volta, pegaram uma estrada por dentro da cidade de Chã Grande (82 quilômetros do Recife), saíram na Serra das Russas (que fica na divisa dos municípios de Pombos, Gravatá e Chã Grande), Pombos e, por fim, Recife.


Essa cachoeira fica no Parque Ecoturístico da Cachoeira do Urubu. Dentro do parque está uma das cachoeiras mais altas do estado, com 77 metros de queda d’água, emoldurada pela Mata Atlântica. Segundo os antigos moradores, a cachoeira tem este nome por ser local de desova e acasalamento de urubus. A cachoeira é muito procurada para a prática de canyoning (descida de cachoeiras através de cordas). Infelizmente as águas da cachoeira provém do Rio Ipojuca, atualmente poluído, o que torna as águas impróprias para banho. Entretanto há no parque quatro piscinas naturais oferecidas pelas cachoeiras "do Banho da Zezé" e Poço da Mata, abastecidas pelas nascentes da região que possibilitam o banho.



E o passeio teve a emoção traduzida nessas fotos fornecidas por eles.




Passeio Cabaceiras PB


Foram 650 a 700 quilômetros de estrada entre Recife-PE e Cabaceiras-PB, dentre os quais 23 quilômetros em estrada de terra batida com pedrinhas soltas, como se fosse rípio (Foto abaixo). Quem nos contou como foi a aventura desse passeio foi a única corajosa GARUPA a encarar esse percurso em um só dia, Aline Serpa (Funcionária Pública). Não que seja muita estrada, mas para um passeio bate&volta, é uma distância considerável e muita gente não encara. Quem a conhece, percebe uma moça linda e delicada, mas é também muito forte e resistente, adora pegar a estrada na Garupa do seu piloto/esposo Luciano Serpa (Empresário).




Estrada de rípio


Chegando em Cabaceiras foram visitar Lajedo de Pai Mateus. Esse local é uma formação rochosa composta por grandes pedras arredondadas (chegam a pesar 45 toneladas). Elas se destacam sobre o chão de pedras numa vegetação escassa, própria da região do Cariri Paraibano. Foi eleita a primeira entre as Sete Maravilhas da Paraíba, em votação popular promovida pela Assembleia Legislativa em 2010.


Segundo estudos a formação rochosa peculiar é fruto do desgaste do solo ao longo de milhões de anos, em função de fissuras naturais e grandes variações de temperatura. Em algumas pedras são encontradas pinturas rupestres atribuídas aos índios cariris, que viveram na região há cerca de 12 mil anos.



Aline contou à AGARUPA que lá tem uma estrutura muito boa para receber os turistas, como o Hotel Fazenda Pai Mateus. Para quem não conhece o visitante pode parar lá para almoçar, fazer trilha, tomar um banho de piscina e apreciar a paisagem árida.



Eles visitaram a chamada 'Roliúde Nordestina'. A Região de Cabaceiras foi cenário de vários filmes, entre eles o Auto da Compadecida. De João Pessoa (Capital da Paraíba) até Cabaceiras, são mais ou menos duas horas e meia de moto ou carro. No caminho há o município de Ingá, lugar onde tem uma pedra com inscrições rupestres. É um dos maiores mistérios da região do interior da Paraíba. Esse enigma é o que faz a região receber diariamente cientistas de todo o mundo. Eles vão para tentar descobrir exatamente o que até agora ninguém conseguiu descobrir, que é ainda um grande mistério: quem, como e quando foram feitas aquelas inscrições.




Pedra do Ingá - Paraíba


Fica a dica desse passeio para vocês pilotos e garupas, podendo ser estendido a Ingá para conhecer a pedra com as pinturas primitivas.



Passeio a Gravatá - PE


Esse bate&volta, domingo dia 07/08, foi também de parte dos integrantes da AGARUPA.


Foram até a agradável e charmosa cidade de Gravatá-PE, tomaram café no Rei da Coxinha e retornaram às 10:30h.




Bate&volta João Pessoa - PB


Bate&volta no sábado dia 06/08 para participar e registrar o noivado do meu irmão meio caçula que, finalmente, desencalhou. Eu pensei que não o veria mais casar-se, no entanto, felizmente chegou também o seu grande dia de construir a sua própria família.


Registramos o trânsito caótico na cidade de Abreu e Lima, única saída para João Pessoa- PB. A viagem que levaria pouco mais de uma hora, foi feita em mais de duas. Normalmente a cidade de Abreu e Lima é complicada para quem deseja ir ao norte pela BR-101, imagine com obras na via principal?! O pior foram os carros que estacionavam no lado oposto, restando apenas uma faixa para trânsito de uma das maiores BRs brasileira.


Para compensar a dificuldade da ida, teve a vista de um pôr do sol de tirar o fôlego, confira o vídeo e fotos que fizemos.


Como foi dito no início, essa matéria foi motivada por um amigo querido nosso que, brincando e com o objetivo de estimular a galerinha a rodar mais, disse no grupo da AGARUPA: "Este grupo só sai uma vez por mês é?". Depois dessa frase resolvemos escrever relacionando todos os passeios dos integrantes do nosso grupo em um único fim de semana. Depois os motociclistas (pilotos e garupas) do grupo foram dando os seus depoimentos do quanto estão curtindo o grupo por estarem rodando mais e juntos, numa união e respeito que não têm tamanho. Havia GARUPAS, como Renata Avellar (Personal Trainer), que tinha muito medo de andar em motos, hoje ela é a "GARUPA OFICIAL", expressão dele, do seu esposo/piloto Marco Polo (Empresário). Ele é um forte amante das duas rodas, daqueles que roda todo o fim de semana. Hoje Marco Polo, que também se corresponde com AGARUPA contando as suas aventuras sobre essas apaixonantes máquinas, agradece ter por mais tempo a companhia da sua amada esposa nas estradas. Essa é uma das maiores provas de que a AGARUPA alcança o seu principal objetivo que é o de estimular o companheirismo, o respeito, a solidariedade, o amor entre as pessoas e o prazer de estar sobre as duas rodas.


Foto Renata agradecendo a declaração do esposo


Para ser um grupo que fale e "respire" apenas motociclismo, criamos uma 'regrinha de ouro' onde as pessoas que desejam entrar precisam concordar. Para alguns ela pode ser rígida e difícil de ser aceita e seguida, mas para a grande maioria é o que muitos gostariam de ver em grupos por aí afora, que terminam perdendo o principal objetivo para o qual foi criado. Na verdade é um regra de boa convivência que um amigo até já nos perguntou se poderia copiar para implementar em outros grupos.



Temos conhecido pessoas fantásticas em nossas viagens nas andanças pelo meio motociclístico, e temos feito grandes, duradouras e profundas amizades.



VALEU GALERINHA!!!


Comments


© 2015 por WCSTUDIO.COM.BR

  • b-facebook
  • Instagram Black Round
bottom of page