Impressões de uma GARUPA rumo ao Brasília Capital Moto Week 2016
- A GARUPA
- 24 de jul. de 2016
- 6 min de leitura
Saída: 19/07 - Recife/PE (6h)
Nota: Saímos do Recife sós e em Gravatá nos encontramos com dois amigos, um numa BMW F800 e o outro numa Boulevard 1500 cc. Em Lençóis na Bahia, encontramos o casal da Bandit 1250 cc.
Foram três longos dias de viagem. No primeiro (19/07) eram longas e quase intermináveis 13 horas de viagem (maior parte atravessando o Estado da Bahia), porque só chegamos ao hotel em Lençóis-BA às 23h. Paramos para a primeira noite de descanso na Pousada das Árvores, nesse município, quando pudemos ter nossa tão desejada noite de sono. Nesse percurso sentimos frio e calor, pois as temperaturas variavam muito entre 19 e 36 graus. Sabe que numa moto, com vento constante no corpo, as temperaturas são potencializadas (o frio e o calor parecem ser maiores do que os registrados nos termômetros).


Após mais de uma hora sentada com as pernas para baixo, nada melhor do que poder dar uma esticadinha nelas. Então é legal tirá-las dos pedais (local onde a GARUPA apóia os pés) e dar uma esticada para frente, fazendo alguns movimentos para melhorar a circulação. Mas NÃO se deve fazer isso durante as curvas e ou ultrapassagens, fica aí a dica para a GARUPA relaxar um pouco sem precisar parar e nem descer da moto. Eu chego a colocar as pernas sobre a carenagem da moto (Fotos). Faço isso lentamente e com cuidado para NÃO desequilibrar o piloto e também NÃO arranhar a moto. Todo esse movimento deve estar sincronizado com o o piloto, ele deve saber que você está cansada e que desejar colocar os pés lá, e então ele até irá lhe ajudar. No entanto MUITA ATENÇÃO nessa hora, o piloto NÃO PODE perder a atenção no que ocorre na estrada e ou parado, e o equilíbrio.

No meio do caminho alguns fatos marcantes como um "banho de sangue". Pois é isso mesmo que entenderam. Um caminhão no sentido oposto atropelou algum animal e o sangue (que não sabemos de qual bicho), foi jogado na nossa direção. Sujou nossos casacos (cordura), calças e o capacete do piloto. Achamos que o animal (tadinho) foi morto naquela hora pois não ficamos fedidos. Lembrei agora que em outra viagem eu quase engulo os restos mortais de uma borboleta amarela. Ela entrou pela ventilação do meu capacete e foi esmagada, tadinha, pegando na minha bochecha. Eca, quase foi totalmente na minha boca, fiquei sentindo o cheiro dela quase toda a viagem.

No final, já esgotados do cansaço, o meu piloto cometeu um erro próprio das mentes fatigadas da estrada após longas horas de exposição ao sol e frio e ao esforço. Coisa que nunca aconteceu até então, ele desceu da moto pelo lado direito e não pelo lado do descanso da moto, e não conseguiu segurá-la, tombando! Eu havia descido para buscar água. Estávamos num posto um pouco esquisito e escuro a apenas 100 km do nosso primeiro destino (Lençóis-BA), mas a atendente de uma lanchonete/bar que havia ao lado foi muito solícita nos ajudando com água e gelo no momento do pequeno acidente. Não tivemos grandes avarias na moto, mas o dedo do meu piloto virou num ângulo nunca visto e ficou lesionado (torto). Num instinto, no momento da adrenalina mais alta correndo nas veias pelo esforço empreendido para tentar segurar a moto, ele conseguiu colocar o dedo de volta no lugar, mas perdeu por alguns instantes os sentidos. Achamos que foi a força que fez. A nossa sorte foi que estávamos com dois amigos motociclistas que havia se juntado a nós próximo a Gravatá (PE), logo de manhã cedo. Eles e mais um rapaz da cidade onde ocorreu o incidente, que passava no posto e parara na lanchonete, ajudaram-nos a levantar a moto. Seguimos viagem e no dia seguinte fomos a um hospital/posto de saúde local, único da cidade de Lençóis, e por graças a Deus, segundo o Raio X e exame do médico, não houve fratura. Ele então foi medicado e seguimos a viagem sem dificuldades.

Esses são um dos amigos que viajam conosco e que nos ajudaram (voltaremos juntos também)
Mais uma experiência vivida e aprendida, o que NUNCA MAIS faremos, PILOTAR ATÉ O ESGOTAMENTO!!!
Outro fato da viagem, uma das lâmpadas do farol da moto (BMW F800) de um deles (o da esquerda/foto acima) queimou. Isso já foi percebido na noite do primeiro dia de viagem, quando chegamos a Lençóis-BA. Seguimos viagem com o problema do amigo mas só em Luis Eduardo Magalhães, ainda na Bahia (ai que esse estado não terminava mais!), onde chegamos para o descanso do segundo dia de viagem, foi onde ele conseguiu comprar a lâmpada original do seu farol e então problema sanado!
Porto Center Hotel - Município de Luis Eduardo Magalhães-BA
Veja a importância de um bom atendimento e de uma boa estrutura. Quando ainda estávamos em Lençóis-BA, um amigo motociclista nos indicou um hotel de estrada em Luis Eduardo-BA que foi um verdadeiro "oásis" para nós. Boas instalações, com quartos muito aconchegantes e limpos, ar condicionado split (silencioso), cama muito confortável, boa roupa de cama e banho (boa qualidade e nova). Apesar de ser muito próximo à rodovia, tem boa acústica e pudemos dormir com tranquilidade. Uma grande preocupação para motociclistas em geral é ter onde estacionar suas "máquinas", no Porto Center Hotel o estacionamento fica em frente a cada quarto, serve para moto ou carro. O café da manhã não deixa a desejar em relação a muitos hotéis cinco estrelas por aí (e olha que viajamos muito por essas estradas viu). Tanto nos quartos quanto na recepção e no salão para o café da manhã, o hotel tem um ambiente muito arrumado e confortável. No café percebemos que os alimentos ficam bem dispostos numa arrumação muito harmoniosa...Esse hotel fica por trás do posto BR Porto Brasil e faz parte do grupo. RECOMENDADÍSSIMO!
Reservas: (77) 36287200 (77) 9 99740021
Falar com Eliânia Porto (Gerência)
E-mail : gerencia@portocenterhotel.com.br
Site: www.portocenterhotel.com.br/
Criei um grupo no aplicativo whatsapp para facilitar nossa comunicação durante a viagem e o evento...E quando acordei, percebi logo que nos atrasaríamos...Mensagem no grupo: "Tem motociclista com pneu vaziooooo!" A aproximadamente 100 km da cidade de Paulo Afonso-BA esse nosso amigo bateu na quina de um buraco na cabeceira de uma ponte que terminou empenando a roda do pneu traseiro da sua Suzuki Bandit 1250 cc azul...Graças a Deus nada grave ocorreu com ele e sua esposa/GARUPA. O pneu apenas murchou e eles tiveram q descer e levar a moto até um borracheiro próximo...Veja a importância de estarmos com as ferramentas básicas, dessa vez ele mesmo retirou o pneu e levou a um borracheiro próximo do hotel, foi tranquilo. Depois disso seguimos viagem rumo ao tão sonhado Brasília Capital Moto Week 2016!


O próximo destino/parada foi o Posto Rosário em Correntina-BA.
Não fosse uma forte e súbita vontade de fazer "pipi" não teríamos conhecido esse posto que é parada obrigatória dos viajantes estradeiros, essa parada não estava no planejamento. De acordo com pessoas no local, muitos motociclistas já havia passado por lá nesses dias rumo ao Brasília Capital. Uns motociclistas do Recife nos deram indicações de turismo na Chapada Diamantina, quem sabe uma volta não dê para fazer algum dos tantos passeios (grutas, cachoeiras, trilhas etc) que há por lá!

O Posto Rosário tem uma conveniência muito ampla, confortável e irresistível, com lanches, refeições completas (café da manhã, almoço e jantar) num ambiente sofisticado em plena estrada. Ainda tem a loja para comprar presentes de todo tipo, excelente local para fazer uma parada.
Por fim "desembarcamos" em Brasília numa paisagem de tirar o fôlego! Nunca havia chegado a Brasília de carro e nem muito menos de moto. O visual é diferente de quando chegamos de avião, o sol da tarde é lindo visto do cerrado, e de cima das nossas motos, o visual é indescritível. O clima de Brasília nesse período é bastante agradável, temperaturas que variam entre 10 (à noite apenas e sobre as motos) e 26 pela manhã. Em seguida fomos direto para o evento dar aquela olhada e foi aquela emoção! O cansaço foi vencido pelo espanto e alegria. O evento era muito grande e tinha muita coisa para se ver!
Ao retornarmos de viagem, faremos uma matéria sobre todo o evento. Por enquanto, curtam os vídeos e fotos que estamos postando diariamente em nossas mídias digitais.
Confira o vídeo e fotos da chegada!!
Comments