top of page

Passeio para Lucena-PB

  • Marco Polo "Quem Pilota"
  • 18 de jul. de 2016
  • 3 min de leitura

Travessia de balsa na Paraíba? Existe sim! E com certeza é mais um daqueles passeios do tipo Bate&Volta que deveria constar na lista de imperdíveis de todos os grupos de motociclistas da região. A travessia liga o município de Lucena-PB a Cabedelo-PB e fica a 20 km da capital paraibana e a 134 km de Recife-PE.


Saímos de Recife/PE às 6h, bem cedo para evitar o trânsito pesado do trecho da BR-101 na cidade de Abreu e Lima e Igarassu. Contamos novamente com um clima favorável de sol e o friozinho daquele dia e horário. Depois de vencido o trecho de muitos buracos, lombadas eletrônicas e trânsito moderado, chegamos finalmente ao trecho mais tranquilo da BR-101 que liga os dois estados. Com asfalto de boa qualidade, que foi recentemente reformado pelo exército brasileiro, possibilita acelerar mais um pouco sua moto, mas sempre com cuidado e dentro dos limites, obedecendo à sinalização e tendo o cuidado de observar os vários trechos fiscalizados eletronicamente com radares e câmeras.


Motociclista que sai cedo de casa precisa se alimentar e a parada para o café da manhã não poderia ser em outro local, o tradicional Rei das Coxinhas (lanches). É uma lanchonete bem conhecida da região e é famosa pelas variedades de coxinhas, além dos diversos lanches e sucos, tudo feito com qualidade e sabor regional. De “bucho” cheio seguimos na direção do nosso destino (Lucena/PB) que fica a aproximadamente 50 km de distância de João Pessoa. A estrada que dá acesso à Lucena tem apenas uma faixa em cada sentido e alguns buracos que exige atenção, principalmente se a sua moto for “carenada” ou “custom”. Atenção também para a paisagem que tem entre outras coisas um bambuzal que encobre os dois lados da pista e faz pensar que estamos indo pra Tamandaré-PE, além de uma bonita e gigantesca plantação de coqueiros, cuja produção é escoada pra toda a região. Antes de pararmos no local de acesso à balsa, fomos conhecer a belíssima e histórica igreja de Nossa Senhora da Guia, que teve sua construção em estilo barroco, iniciada no início do século XVI. O local é privilegiado e graças a sua altura, permite ver toda a região incluindo fazendas de camarão, silos de armazenamento do porto de Cabedelo e suas as praias.


Depois de feita a travessia, que leva aproximadamente 15 minutos e custa R$ 2,90 (dois reais e noventa centavos) por moto, seguimos para o almoço no restaurante Peixada do Amor, que fica no Pontal do Seixas e oferece essa deliciosa peixada e também um peixe frito por uma bagatela de R$ 27,00 (vinte e sete reais) para até 3 pessoas. O atendimento é cordial, mas como o local é muito frequentado, é importante chegar lá até às 12:30h, no máximo, caso contrário você provavelmente terá que aguardar numa fila até ser atendido.


Após o almoço e já de volta retornando a Recife, é sempre recomendável uma parada pra tomar aquele café que desperta, pois a sensação de sono causada pela digestão, somada ao calor da estrada, pode provocar alguma falta de atenção, e o motociclista pode incidir em erros.


E assim terminamos em paz mais um passeio de fim de semana.


Em breve publicaremos novas sugestões de passeios e lugares interessantes para os amigos motociclistas visitarem e ter o seu momento de lazer sobre as duas rodas.


Comments


© 2015 por WCSTUDIO.COM.BR

  • b-facebook
  • Instagram Black Round
bottom of page