Heróis Doadores RECIFE/PE
- A GARUPA
- 29 de jun. de 2016
- 2 min de leitura
Com o objetivo de estimular a doação regular de sangue e colaborar com o abastecimento dos estoques nos bancos de sangue, que no momento estão em estado crítico, AGARUPA viajou até Natal/RN e se união à campanha desse Estado em parceria com o Hemonorte e empresa Dois Ponto Cinco Vinhos de Belmonte Ltda. Essa ação foi chamada Campanha Heróis Doadores.

A título de informação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil esse número é preocupante, pois não chega a 2%. Esta quantidade ainda sofre uma queda alarmante durante o inverno e as férias, períodos em quem os hemocentros são praticamente obrigados a operar com menos que o mínimo necessário.
Ainda, complementando alguns dados estatísticos, o Ministério da Saúde divulga que os homens são responsáveis por mais de 70% das doações no Brasil e os jovens de 18 a 29 anos, correspondem a 50% dos doadores.
Também há alguns mitos levantados por pessoas sem a devida instrução que têm colaborado para a diminuição de doadores nos hemocentros. São eles:
- Quem doa sangue uma vez tem que continuar doando pelo resto da vida;
- A doação "engrossa" o sangue, entupindo as veias;
- A doação faz o sangue "afinar", "virar água", provocando anemia;
- Doar sangue engorda;- Doar sangue emagrece;
- Doar sangue vicia;
- Mulheres menstruadas não podem doar sangue;
- "Posso ficar sem sangue suficiente?";
- Os doadores correm risco de contaminação.
O grupo de motociclistas da AGARUPA saiu bem cedo do Recife/PE, parando em João Pessoa/PB para aquele café regional reforçado. Afinal estávamos indo fazer a nossa doação!
Confira o vídeo abaixo:
De acordo com Marcos Arnaud, diretor executivo da campanha, a proposta é alcançar mais de 2.000 doações durante os 16 dias de campanha. “Sempre acontecem ações pontuais para doação de sangue, mas nunca houve um foco para a regularidade dessas doações. Por isso o nosso objetivo é estimular a continuidade desse ato, que de uma única vez, pode salvar até quatro vidas”, completa.
Podem doar as pessoas que têm entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos de idade precisam de consentimento do responsável legal); ser saudável; pesar acima de 50 kg; ter dormido 6 horas na noite anterior; evitar alimentos gordurosos antes da doação, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e apresentar um documento oficial com foto. Atendendo aos requisitos físicos e de saúde, você pode ser um doador.
Procure um hemocentro próximo a você e pratique esse ato de vida!
Galeria de fotos:
Kommentare