Você já se "VACINOU"??
- Marco Polo "Quem Pilota"
- 3 de jun. de 2016
- 4 min de leitura
Amigos motociclistas...
Resolvi escrever sobre um produto um tanto quanto polêmico. Trata-se das “vacinas” e “remédios” para os pneus das nossas motos.
Já imaginou você em sua viagem, numa aventura ou mesmo num deslocamento para o trabalho, interrompido por um pneu furado?? Pior quando isso acontece em um local pouco seguro dentro da cidade ou numa estrada de terra que está a dezenas ou centenas de quilômetros de um borracheiro.

Quem já teve esse desprazer sabe o quanto é frustrante e estressante essa situação!!
Há duas opções de produtos com esse mesmo princípio, o chamado Remédio de pneu (Tyre repair) e a "Vacina" de pneus. Ambos são produtos bem úteis na sua concepção pois, segundo seus fabricantes, o princípio básico dos produtos em gel é fazer a recuperação imediata do pneu ou câmara de ar em caso de furo. O processos ocorre da seguinte forma: quando em alta velocidade, ocorre aumento de temperatura e o gel passa a ficar líquido, entrando pelo furo; logo em seguida, o gel, em contato com o ar, volta a se resfriar, exercendo então a sua função, que é vedação do furo.
Então produtos como esses seriam a salvação ou pelo menos nos daria alguma sensação de segurança para o caso de uma eventualidade desse tipo. O problema é que, como eu já havia dito, esses produtos são muitas vezes rejeitados e têm até má fama no meio de alguns motociclistas devido a problemas que podem ocorrer em decorrência do seu uso.
Vamos descrever algumas vantagens e desvantagens para que cada um decida de acordo com a sua conveniência, e faça a sua própria avaliação quanto à eficiência e eficácia desses dois produtos ("Remédio" de pneu (Tyre repair) ou "Vacina" de pneu).
Você sabe a diferença de eficiência e eficácia??

Eficiência é quando eu pego minha moto e saio de casa para calibrar os pneus. Quando eu chego no calibrador eu fui eficiente!! Cumpri meu objetivo: "calibrar os pneus". Mas se eu precisei rodar com o pneu baixo procurando em 5 ou 6 postos, estragando o pneu, gastando combustível e me cansando, infelizmente eu não fui eficaz porque eu poderia ter procurado saber antes em qual posto ou borracheiro eu teria a maior chance de encontrar um calibrador funcionando.
Um produto é bom quando cumpre o seu objetivo sem causar danos, prejuízo ou mesmo dificuldades diversas.
Vamos às vantagens e desvantagens lembrando que, a diferença de um para o outro é: a "vacina" você aplica antes e, o "remédio", aplica-se depois!!

"Vacina" de pneu
Utilização: o produto é usado de forma preventiva e aplicado antes de qualquer evento (furo no pneu). Uma vez aplicado, o produto se espalha dentro do pneu e em caso de furo, ele veda de forma quase instantânea qualquer orifício.
Vantagens: uma vez aplicado não será necessária nenhuma intervenção no pneu furado, apenas a remoção do objeto que causou o furo.
Desvantagens: se mal aplicado, pode causar entupimento da válvula do pneu/câmara de ar impedindo que seja novamente enchido, ou seja, inutiliza a válvula ou câmara de ar. Alguns motociclistas se queixam que ele causa desbalanceamento da roda por não se espalhar de forma homogênea.
"Remédio" de pneu (Tyre repair)
Utilização: é utilizado de forma corretiva. Após o pneu furar, o produto o tampa e enche novamente o pneu que foi esvaziado pelo furo.
Vantagens: pelo fato de ser usado somente após o furo, o produto não causará o problema de desbalanceamento do pneu nem obstrução da válvula. Uma nota: em relação à "vacina", ela tem um determinado tempo de vida útil após ser aplicada no pneu. Diferente do que acontece com o "remédio".
Desvantagens: É necessário carregar consigo o produto (em um bauleto ou alforje) e a aplicação dele requer algum tempo com a moto parada o que pode ser inconveniente e até perigoso, dependendo do local onde acontecer o problema.
Atenção: É recomendável a leitura atenta dos procedimentos de utilização no rótulo dos dois produtos.
Nós que fazemos AGARUPA não tivemos uma experiência tão boa com o uso da "vacina". O produto provocou mesmo o entupimento da válvula de calibragem e, durante uma das nossas viagens, não conseguimos calibrar os pneus "vacinados". Então tivemos que rodar mais de 400 km com os pneus descalibrados. Veja no vídeo o que foi encontrado dentro do pneu ao abrir:
Existe também no mercado um "kit de reparação de pneus", onde você mesmo faz o serviço de borracheiro e repara o furo com aplicação de um "macarrão" ou adesivos mais uma super cola. O kit conta também com algumas bisnagas de CO² que enche o pneu em segundos. O problema é o esforço de abrir e retirar a câmara de ar do pneu, em função do tempo que se leva para essa ação quando o motociclista e sua GARUPA podem ficar em perigo, expostos nas estradas.
Nossa intenção não é de recomendar ou desaprovar nenhum produto, mas apenas trazer informações, dicas, curiosidades e as experiências de uso de qualquer produto ajudando os motociclistas na tomada de decisão. Para que seja mais fácil a escolha desse ou daquele produto, aquele que melhor se adeque às necessidades de cada um.
Conte-nos sua experiência... serão muito bem vindas.
Veja também: FACEBOOK e INSTAGRAM!!
Comments