top of page

Dicas para ser uma boa GARUPA

  • A GARUPA
  • 16 de mar. de 2016
  • 13 min de leitura

MOTOCICLETA não é e não deve ser sinônimo de desconforto e perigo.


Se você é uma GARUPA agradável e tem equilíbrio em cima de uma moto, você é a parceira/companheira ideal! Mas se você ainda não tem muito traquejo em andar sobre esse tipo de veículo, sobre duas rodas GARUPANDO, não se desanime pois daremos algumas dicas que poderão ajudar muito!


Essa reportagem destina-se principalmente às GARUPAS, mas também serve aos pilotos porque trata de SUAS GARUPAS!! São algumas sugestões e ideias de atitudes que precisam ser observadas e tomadas pela GARUPA quando se está sobre uma moto e fora dela!


O equipamento de proteção é a primeira observação a se fazer!

Um bom capacete, de preferência sem ser articulado (todo fechado) é melhor, calça jeans ou, de preferência calça com proteção interna em fibra, jaqueta (pode ser em couro ou a cordura, como é chamada aquela jaquela com as proteções nos ombros, costas e cotovelos); luvas com proteção e botas apropriadas. Em caso de chuva, a GARUPA deve ter um casaco impermeável ou uma capa de chuva (são aquelas capas usadas por pessoas que trabalham usando suas motos).


Todos os itens acima merecem seu destaque e deve se pensar sempre porque é a sua segurança que está em jogo!


Qualquer valor gasto com esses itens deve ser encarado como um investimento!


Tratando-se de viajar numa motocicleta, o motivo maior é a segurança de todos. A GARUPA também merece ter sua proteção e conforto, não apenas o PILOTO!


A GARUPA deve usar uma bota mais resistente, e existem as específicas para isso. Aquelas botas mais finas e de salto alto e fino, devem sim ser usadas, mas apenas para dar um maior charme à GARUPA feminina e quando estiver fora da moto, e não sobre ela!


Caso você seja uma GARUPA, veja alguns equipamentos importantes e que merecem nossa atenção!



As belas jaquetas de motociclismo


Existem excelentes marcas e modelos lindos de jaquetas femininas e masculinas também. Termina sendo um glamour usar esses acessórios e equipamentos do motociclismo. Cuidado, pois dependendo da escolha, a mulher ou o homem GARUPA pode não ficar tão charmoso nas roupas, a roupa tem que ser provada e deve ter um caimento perfeito para poder ter charme.


Essas são algumas das diversas Jaquetas femininas existentes:




E essas as Jaquetas masculinas, são lindas não são??



Grande parte das jaquetas de proteção para motociclismo, tanto para inverno quanto para verão, femininas ou masculinas, possuem partes com alguma funcionalidade.


Abaixo segue um exemplo de jaqueta feminina da marca Helt, modelo Dream Girl. Tem um tecido macio, faixas refletivas (que brilham no escuro), 100% impermeável e forro removível (terceira foto). Neoprene (O neopreno é o primeiro composto de borracha sintética usado em roupas de mergulho, para isolamento elétrico) no interior da gola e do punho. As proteções são removíveis (ombro, cotovelos e costas). Tem porta-celular e zíper.



Quais as princinpais marcas de Jaquetas, onde encontrá-las?


Se você deseja comprar uma jaqueta com proteção segue algumas sugestões:


- não compre pela internet sem antes provar, porque há risco de não ficar confortável ou não ficar no tamanho ideal;

- prove o máximo de jaquetas e calças possíveis, de diversas marcas;

- nunca esquecer que o mais importante é a segurança, depois o conforto;

- o ideal é que tanto a jaqueta quanto a calça fiquem o mais justo possível, pois se ocorrer algum tombo, facilitará o deslizamento do corpo no chão; (perceba que todos os macacões dos pilotos de moto velocidade são justíssimos, eles ficam até andando como robôs).


Confira o vídeo e veja algumas quedas de motociclistas:




Existe a marca de jaquetas Spidi, que tem corte italiano clássico; Pharao é uma marca alemã com modelos ao estilo aventureiro; Fieldsheer tem preços ótimos, ou seja, há diversos modelos e marcas para todos os gostos. Algumas outras marcas: Olympia, Alpinestars, Texx, Tutto, Atrox e a própria BMW.


São produtos importados e os valores vão depender do dólar e do euro (hoje essas moedas têm preço médio de R$ 4,00).


Para quem não tem muito dinheiro, existem lojas de roupas usadas no exterior chamados de "brechó". Os preços são muito bons, chega a quase 1/3 dos valores de uma nova. E são também de boas marcas. Se você souber "garimpar", poderá encontrar excelentes jaquetas a um preço excelente. Vimos isso quando estivemos no Chile há aproximadamente uns oito meses.


Existe também as jaquetas em couro para um estilo mais custom, para passeios urbanos. O couro também protege porque é resistente, é confortável e também deixa os motocislistas mais elegantes. No entanto o couro não é 100% impermeável e absorve muito calor, tornando seu uso sufocante e contra indicado em locais muito quentes. Muitas jaquetas de motociclismo, em materiais sintéticos, possuem entradas de ar que permitem a ventilação.




Um bom capacete (capacete é tudo!)



Atualmente existem diversos modelos de capacetes. Os principais são: o escamoteável (articulado), o fechado e o aberto.


Ele deve ser confortável, ter o tamanho correto e devidamente ajustado na cabeça, ou seja, antes de comprá-lo, convide alguém que entenda para lhe ajudar a escolher um tamanho e modelo ideal para cada ocasião e o estilo de moto.


O articulado e o aberto, são as melhores opções para quem gosta e precisa conversar. Você não precisará tirá-lo se quiser falar e ser ouvida(o). Já o modelo fechado você não consegue enxergar seu bolso, zíper, nem retocar a make ou colocar protetor solar etc. Esse tipo também não bagunça muito o cabelo e é mais difícil perder os brincos...rsrs. Mas uma observação importante a fazer, mesmo com esse tipo de capacete, não é correto levantar a viseira com a moto em movimento, principalmente a mais de 80 km/h. A viseira protege muito e se algum objeto, mosquito ou borboletas voarem em sua direção, não atingirá o rosto (olhos e boca).


Os capacetes abertos podem não proteger muito bem num eventual tombo, pois o queixo e rosto estão extremamente expostos e, portanto, vulneráveis em caso de queda. Eles são mais indicados para passeios curtos pela cidade e em baixa velocidade.


Abaixo algumas informações sobre as marcas e tipos:


A marca LS2 é a que mais cresce no mundo, tem sede na Espanha e é considerado leve e confortável. É muito importante a verificação do peso, pois a pior coisa do mundo é capacete pesado! Quando em viagem e a motocicleta cai em buracos, a sensação é de uma martelada direto na cabeça. Isso se dá devido ao peso do capacete.


Bishop Atom é um modelo LS2 destinado para aproveitar a estação mais quente do ano, possui design bastante atual e segue a tendência do mercado europeu. Tem uma viseira solar interna muito últil no Nordeste. Bom para os passeios urbanos.



Outra marca muito bem indicada pelos usuários e pelo mercado são os capacetes SHOEI. São fabricados no Japão e os maiores exportadores e fornecedores de acessórios para motociclismo e automobilismo. Bonitos, leves e têm excelente acabamento.





Você sabe qual o melhor capacete do mundo??


O SKULLY AR 1 é considerado o melhor capacete do mundo! Desenvolvido pelo motociclista e hoje empresário CEO da empresa Marcus Weller. Ele caiu de sua moto depois que tirou os olhos da estrada por segundos para ler uma placa de rua num lugar desconhecido e resolveu produzir um capacete que pudesse aumentar a capacidade de enchergar.

O SKULLY AR 1 tem uma câmera do tipo câmera de ré de carro quando acionada. Você pilota observando numa pequena tela projetada na viseira, no lado direito. Veja o vídeo abaixo e entenda como funciona.


E qual a dica para ser uma boa GARUPA e não atrapalhar a visão do piloto? Ele não poderá ver se ela está dormindo, pois a câmera conecta-se automaticamente uma com a outra, projetando na viseira do piloto a câmera existente no capacete da garupa.

Confira alguns outros tipos e modelos de capacetes: os personalizados (customizados); os sofisticados; os exóticos e espalhafatosos; engraçados e os mais discretos ou básicos; o com comunicador acoplado e até com câmera.


Há muitas marcas e modelos para todos os gostos e preços para todos os bolsos.



Aqueles com comunicador, permitem ao piloto e à GARUPA se comunicarem tanto entre si, quanto com outros motociclistas companheiros de viagem. Esse comunicador pode ajudar a GARUPA a não dormir na estrada, pois permite que piloto e GARUPA mantenham uma conversa. Possibilita ao piloto também chamar a atenção da GARUPA quando a mesma estiver cochilando. O intercomunicador também tem um lado ruim, pode tirar a atenção do piloto, que não estará tão focado na estrada.


Outra funcionalidade de alguns modelos é a possibilidade de ouvir rádio e MP3, atender telefones e ouvir o GPS.




QUAIS OS CAPACETES PERMITIDOS PELA LEI BRASILEIRA?


Pode parecer apenas uma questão burocrática, mas, na prática, a norma exige que o capacete "tenha uma camada de poliestireno expansível (isopor) que fornece a proteção à calota craniana, responsável pela absorção dos impactos".


Veja a lei na íntegra CLICK AQUI.







Usar um buff ou balaclava durante o tempo em que estiver na moto

Buff é uma espécie de lenço em formato de um tubo. É leve e fácil de lavar e secar, ajuda a manter o capacete limpo por dentro porque o cabelo não fica em contado com o forro. É um tipo de balaclava. O buff pode ser usado como lenço, tiara, bandana etc.


A balaclava também serve como uma camada a mais que impede que a poeira chegue à pele da GARUPA.




Ficar tranquila(o) nas curvas é primordial para quem passeia como GARUPA

AGARUPA precisa manter seu corpo próximo ao do PILOTO, deve seguir todo o movimento natural do corpo dele, mas não só nas curvas. Não adianta tentar forçar para o lado oposto da curva achando que vai evitar um tombo. Essa atitude pode até causar um acidente!


Outra coisa importante é como se segurar de forma mais adequada, para colaborar com o piloto na moto. Evitar movimentos bruscos e não desconcentrar o piloto, porém não se deve ficar como uma pedra, travada!


A melhor maneira de se fixar na moto é sempre com as pernas. Caso vc fique solta completamente, ficará batendo seu capacete a cada frenagem e se jogando para trás a qualquer aceleração. Segure-se com os dois braços na cintura dele, na perna, na alça de trás da moto, enfim, onde se sentir mais confortável e segura(o). Evite passar os braços por sobre o piloto, isso atrapalha os seus movimentos, que não devem ser limitados. Confira o vídeo:


É importante fazer um investimento correto em equipamentos de qualidade, tire da sua poupança, peça de presente, parcele em 24 meses, mas não deixe de ter. Deixe de fazer comprinhas durante alguns meses em sua loja de departamentos favorita. INVISTA EM EQUIPAMENTOS. Nunca esteja numa moto de short (bermuda), bracinhos de fora e sapatilhas.




Bota Mondeo (modelo Confort) – boa para andar na cidade, com solado reforçado (não é impermeável). Tem a aparência de uma bota comum, podendo ser usada no dia-a- dia (super confortável)


A bota Steitz é o modelo mais feminino para estrada, além de ser impermeável, possuir reforço no solado e couro bem duro. Vale o investimento, a minha sobreviveu e salvou o meu pé!



No vídeo acima vc confere mais informações sobre qual melhor calçado para a GARUPA!!


Os pés devem estar bem posicionados e sem atrapalhar os do seu companheiro. Os joelhos podem ficar levemente pressionados no quadril do piloto, o que ajudará a seguir naturalmente os movimentos do corpo dele. Quando se está atenta(o) à viagem, a GARUPA percebe até os momentos em que deve se segurar mais e então poderá relaxar um pouco em outras e novas circunstâncias. Uma forma confortável é segurar na cintura do piloto nos momentos de frenagens, pode segurar também na barra de trás para não empurrar o piloto para frente.


Depois desses cuidados, é só procurar relaxar e curtir o passeio/viagem, com o pensamento sempre positivo!




Subir sempre pelo lado esquerdo da moto

Sempre que for subir ou descer da moto, avise o piloto e espere a confirmação dele. O piloto deve informar a melhor hora e de preferência com a moto no neutro, fora de marcha, já com os pés no chão e equilibrado, ou com o descanso posicionado. Quando ele autorizar, suba ou desça pelo lado esquerdo, de forma sutil e delicada, com as mãos sobre os ombros do piloto fazendo força para baixo, sem puxá-lo para trás ou para o lado.


Nunca suba na motocicleta puxando o piloto, pois ele pode perder o equilíbrio!!

Quando for descer, importante sempre é levantar-se na moto (ficar em pé), mantendo os pés nas pedaleiras, apóia as mãos nos ombros do piloto e contornando a perna direita flexionada para trás enquanto gira o corpo para a direita no sentido horário. Para subir faz da mesma maneira, usa o mesmo "método".


Atenção! Cuidado! Verifique qual lado está o escape da moto. A maioria das motos são do lado direiro, mas alguns modelos da BMW como as BMWs F800 GS e Adventure têm o escape voltado para o lado esquerdo, exatamente o lado por onde devem as GARUPAS subirem e descerem.




É necessário que haja uma sintonia muito grande entre o piloto e a GARUPA. Aos poucos essa harmonia vai crescendo, a confiança no piloto aumenta a cada passeio ou viagem, e os momentos vão ficando mais confortáveis. Sempre pergunte ao seu piloto o que você pode fazer para melhorar como GARUPA e não se ofenda com o feedback que ele der, também peça sempre sugestões de melhorias. "Sempre pergunto o que ele prefere, se andar com ou sem GARUPA e pelo menos o meu piloto, que é também meu esposo, para a minha felicidade, prefere rodar com a GARUPA".



Não dormir! (Aqui era pra ser NUNCA dormir!)

Mas há sim quem durma na GARUPA, e muito! Até sonha! Não se deve fazer isso de maneira alguma! Se você perceber que está ficando sonolenta(o), avise logo ao piloto. O ideal é pedir que ele pare para um café ou um energético. Mascar um chiclete, tirar fotos ou mesmo usar capacete com um intercomunicador, são também ótimas opções. O GARUPA NÃO DEVE, já o piloto JAMAIS, NEM PENSAR EM COCHILAR, MUITO MENOS DORMIR!! Tem um amigo nosso, piloto, que sente brinca dizendo sentir sono enquanto pilota e diz que além de parar para um café, ele morde os lábios...rsrs.


Bem, por fim, o ideal é piloto e GARUPA descansarem bem antes de pegarem a estrada.



Otimização de bolsos da roupa

Se for um passeio rápido, a sugestão é bem aproveitar os bolsos da jaqueta e da calça. Neles dá para levar escova e pasta de dentes (aquelas miniaturas são muito úteis). É possível também levar sachês ou embalagens pequenas de protetor solar. Dá para levar também alguma maquiagem, um colírio, lenço de papel ou lenço umedecido, perfume em embalagem de amostra. Existe um porta-celular impermeável que dá para levar os documentos, cartão de crédito e/ou dinheiro. É bom sempre ter à mão alguns itens para as paradinhas na estrada. É fazer dos bolsos da jaqueta uma bolsa de mulher.



Tirar fotos

Isso não pode faltar num passeio. Mas muito cuidado com o equipamento que irá levar e com o equilíbrio na moto. Algumas GARUPAS ainda não têm tanta experiência e, ao se virar para tirar as fotos ou filmar, pode desequilibrar o piloto. As máquinas e/ou filmadoras devem ser compactas e a GARUPA não deve se mexer bruscamente para filmar ou fotografar. O cordão do equipamento pode ser grande o suficiente para dar mobilidade e uma distância razoável para as fotos tipo selfies. Quando não for mais usar os equipamentos, o ideal é guardar logo para não perdê-los. Cuidado também com as luvas! Pode deixá-las cair ao tirá-las para fotografar. "Em dois meses eu perdi duas luvas!"



Frio e roupas (segunda pele)

A roupa de baixo deve ser fina, pois terá ainda a jaqueta grossa por cima. Segunda pele: roupa de dentro normalmente é utilizada uma tecnologia isolante térmico aplicado ao tecido ou um tratamento de bactericida. Por exemplo é Poliamida Amni Biotech e fios de Lastol XLM. Essa poliamida tem ação bacteriostática que evita a proliferação de bactérias causadoras do odor e está permanentemente inserida no fio. Não sai nas lavagens. A combinação poliamida e lastol não permite que a peça se deforme após o uso contínuo devido à sua alta resistência aos produtos químicos. Faz também com que a roupa se ajuste ao corpo, sem apertar, reduzindo o atrito com a próxima camada de equipamentos. É ultraleve e proporciona sensação de conforto térmico em função da rápida transferência de calor e umidade entre o corpo e o tecido. É de fácil lavagem (“easy-care”), não precisa passar, dentre outras especificidades.




A recomendação é usar uma segunda pele adequada ao clima que for encarar, ou seja, se será inverno, verão ou meia estação.



Recomendação quanto à Capa de Chuvas

Jaquetas, calças, luvas e botas podem ser muito estilosas e confortáveis. Mas, infelizmente, capas de chuvas não são.


De qualquer forma, tenha sempre calças e jaquetas impermeáveis no baú traseiro da moto. As capas de chuvas podem ser as mais práticas possível como as utilizadas pelos motoqueiros e motoboys. Compre um número maior que o seu. A opção pelo macacão pode não ser recomendada, pois você terá dificuldades ao ir ao banheiro.


Você talvez se pergunte: qual motivo de ter uma capa de chuva se minha calça e jaqueta são impermeáveis?


As jaquetas e calças podem não suportar a quantidade de água de uma tempestade na estrada, deixando sua roupa bastante encharcada, e uma capa de chuva vai secar bem mais rápido que as jaquetas e calças de cordura. Lembre-se que você está numa viagem de moto e talvez terá dificuldade em secar suas roupas na estrada.




A Bagagem! Este ponto pode ser um "conflito" entre piloto e GARUPAS


Esse conflito refere-se às quantidades de coisas e objetos necessários para a viagem que ambos irão precisar. Uma moto não é um carro, pois há apenas o conjunto de baús (traseiro e laterais/alforjes) da moto. Não chega a ser um conflito, mas um "gargalo", portanto quanto menos objetos melhor, mais conforto haverá. O ideal é levar o estritamente necessário. Não dá para levar vários sapatos para ver com qual roupa ele combinará.


É possível fazer uma mala enxuta e leve!

As sugestões são: óculos escuros; vestuário completo para moto; pares de meia "descartáveis"; roupas íntimas confortáveis para os dias na moto, podendo ser descartadas também, se preferir; roupas íntimas para os dias de turismo sem moto; para a estrada, camisetas de manga curta e camisetas de manga comprida simples (ou segunda pele); roupas para passeios diurnos nos dias livres, podendo ser calças, 1 calçado confortável, blusas, 1 agasalho leve, 1 ou 2 echarpes e 1 conjuntinho de bijuterias conforme roupas escolhidas; roupas para os jantares que pode ser 1 conjunto de roupa e acessório. Talvez dê para levar um saltinho e apenas um agasalho para outono. Os acessórios, como as echarpes, são fundamentais, pois com eles você muda o visual, usando as mesmas peças de roupas.


A nécessaire

A dica é usar as embalagens pequenas que vende em lojas de brindes. Existem conjuntos de pequenos frascos (foto) onde você pode colocar parte do seu shampoo, condicionador, hidratante, perfume etc. Essa arrumação reduz muito a bagagem ao longo da viagem. No lugar do condicionador, você pode levar as ampolas de hidratação. Uma dica boa é não se desfazer dos sachês de amostra de perfumes, protetor solar e hidratante, assim, você usa apenas as porções necessárias. Selecione as maquiagens que de fato você usará, dando preferência para as que sejam à prova d'água, pois podem ser utilizadas na moto também. Se for levar fixador de maquiagem, penteado, demaquilante e removedor de esmaltes, opte pelas embalagens de bolsa, que são bem menores. Se você é mais detalhista, não se esqueça da pinça, alicate de cutícula, lixa de unha e esmalte da cor que estiver usando. Por fim, é possível fazer uso de protetor diário de calcinhas, assim, pode levar menos calcinhas.



Com essas dicas, agora só resta aproveitar o passeio!

Com sol ou com chuva, frio ou calor, faça tudo para tirar o maior proveito de cada segundo do passeio que poderá ser inesquecível! Experimentar este novo estilo de viajar ficará na sua lembrança para o resto da vida!



Você não irá querer mais parar, isso parece um vírus!!


Depois que experimenta, é difícil parar. As paisagens ficarão registradas não só nas suas fotos mas também na sua memória.


Talvez seja uma oportunidade única, então aproveite!


E claro, planeje com seu parceiro o próximo passeio/viagem, compartilhe com os amigos e amigas a emoção da sua primeira volta de moto numa GARUPA e não deixe de convidá-los!


Eles irão se viciar também!

Comments


© 2015 por WCSTUDIO.COM.BR

  • b-facebook
  • Instagram Black Round
bottom of page