Equipamentos e Acessórios - Experiência
- A GARUPA
- 8 de mar. de 2016
- 6 min de leitura
Há aproximadamente dois anos resolvemos adquir um bauleto traseiro para compor nossa moto Honda NC 700 (posteriormente NC 750) e nos ajudar a andarmos com os nossos objetos tanto nas ruas quanto nas estradas. Depois de pesquisas, decidimos pela compra de um em alumínio, escovado, da marca Roncar. Isso pela beleza, utilidade e valor também.
O curioso...não compramos no próprio site do fabricante (Roncar)! Por mais incrível que pareça, a loja virtual que também vende produtos de outras marcas, tinha um preço mais barato que a própria fabricante! O site é o Supermotoshop.com.br e refere-se exatamente ao mesmo produto!
P.S. O SUPERMOTOSHOP.COM.BR cumpriu com os prazos e em diversas oportunidades entraram em contato via telefone para saber a satisfação e se o produto havia chegado.

Como pode no site do fabricante o produto ser mais caro?! Isso é no mínimo esquisito, não é verdade?!
Com o tempo, o bauleto começou a apresentar alguns problemas tais como: vedação (começou a entrar água), os rebites, por conseguinte, começaram a enferrujar; a estrutura da base do bauleto quebrou necessitando que mandássemos fazer uma solda (Foto). O suporte do bauleto (base de fixação) começou a ceder, quase tocando na carenagem da motocicleta; e a pintura (Escovado) começou a queimar (Foto). O bauleto ficou rapidamente com aparência de velho, mesmo a moto não ficando sob o sol, pois a motocicleta fica estacionada em local TOTALMENTE sem iluminação, ao lado de um bicicletário completamente coberto.
Até então estávamos satisfeitos com o produto, quando começou a surgirem esses incovenientes. Mesmo sem auferirmos nenhuma vantagem nisso, apenas como ajuda (uma orientação) aos nossos amigos motociclistas, fizemos diversas indicações dos produtos da Roncar.
Um exemplo disso foi um amigo nosso, comprador de uma de nossas motocicletas, recebeu nossa indicação da empresa Roncar e, após muitas perguntas sobre os produtos, resolveu comprar as peças e equipamentos no próprio site da empresa. Infelizmente os problemas para ele também começaram a surgir, mas desta vez relacionado ao prazo de entrega dos produtos.
Muito ruim ter que ouvir de um amigo constantes reclamações! Chegou a nos dizer ter se arrependido pela compra. Até que um dia enviou nos grupos de whatsapp (um deles AGARUPA) o seguinte comentário:
"QUEM QUISER TER RAIVA, COMPRE ALGUMA COISA NO SITE DA RONCAR. FIZ MEU PEDIDO DIA 15 DEZ (2015) E ATÉ AGORA (19 DE JANEIRO/2016) NÃO RECEBI, FICAM SÓ INVENTANDO DESCULPAS."
Como estávamos para enviar um e-mail para a Roncar informando os nossos problemas com o bauleto, assim como solicitar um apoio e parceria, resolvemos relatar também essa insatisfação do nosso amigo.
O Diretor de Marketing, muito gentilmente, respondeu-nos que em relação às vendas no site, estavam mesmo com alguns produtos, que sofreram atraso na produção. Informou ainda que fabricam mais de 5 mil itens e que, em algumas épocas, têm problemas de escassez de matéria prima no mercado e isso acarreta a demora na produção de alguns itens, como foi o caso do baú do nosso amigo, mas que estavam trabalhando para normalizarem essa situação de contingenciamento.
Como já mencionado, nesse mesmo e-mail enviamos uma proposta de patrocínio no qual a resposta foi que a situação atual não estava favorável e que os investimentos em publicidade no momento não estavam disponíveis. Mas não "fechou a porta" para nós e falou que quando necessitássemos de qualquer outro produto, procurasse-o que então ele verificaria a possibilidade de permuta.
Sugerindo a parceria com a Roncar: primeiramente a troca do nosso bauleto com os defeitos citados anteriormente, e mais um kit de bauletos laterais + suportes de fixação para compor todos os bauletos iguais também nas laterais da NC 750.
Como contrapartida daríamos apoio instituicional (publicidade e propaganda no site e nas nossas mídias sociais FANPAGE e INSTAGRAM). Ele então solicitou que enviássemos fotos para ilustração dos problemas ocorridos com o bauleto e pediu ao departamento técnico uma explicação em relação aos defeitos do produto.(Fotos galeria acima)
Obtivemos a seguinte resposta do departamento técnico:
" Agradeço as fotos e videos e segue abaixo esclarecimentos sobre o produto:
1) Os rebites usados são de aço com proteção zincado branco, pois, como como o baú sofre impacto, não é recomendável o uso de rebites de alumínio na base, que poderiam se romper. Pelo que observamos, devido à umidade que está dentro do baú, por baixo da borracha, começou a haver uma corrosão anormal. Pelo estado dos rebites e das marcas na própria borracha, a água está ali faz tempo e talvez se tivesse sido seco e limpo, não teria oxidado os rebites; (Imagina se a gente fica sem lavar e secar a moto e acessórios ao levarmos chuva!)
2) Fazemos uma vedação especial nos baús, usando silicone em todas as quinas e encaixes plásticos, para evitar a entrada de água, por isso estranhamos a entrada de água no mesmo e teríamos que efetuar uma análise para ver onde está havendo a entrada de umidade;
3) É usado um verniz sobre a chapa de alumínio para dar uma maior resistência do mesmo às variáveis do tempo. Ele é resistente aos raios UV. A moto foi lavada alguma vez com...(e ele não continuou, não concluiu a pergunta).
4) Por favor informe a data em que o baú foi adquirido.
5) Notamos que foi adaptado em nosso bagageiro, os suportes para as bolsas laterais, e cremos que por estarem fixados no próprio bagageiro, mais o peso do bauleto, pode ter ocasionado uma torção dos suportes de fixação, fazendo com que o bagageiro cedesse um pouco. O correto é o suporte lateral ser fixado no quadro da moto, junto com o bagageiro, para que possa ter uma sustentação melhor;
6) Neste caso, poderíamos enviar um par de suportes de fixação do bagageiro e alguns rebites para substituição dos oxidados ou mesmo se efetuar a limpeza com tiner e depois passar uma tinta anti-ferrugem sobre eles, traria de volta a proteção."
Você conhece o site Reclameaqui.com.br?
Atualmente o Reclame Aqui é considerado uma das maiores empresas de referência para quem deseja relatar sua experiência na compra de um produto ou serviço. São mais de 15 milhões de pessoas acessando o site repassando seu grau de satisfação ou insatisfação, repassando para empresas e consumidores informações que ajudam na tomada de decisão. Pelo site você pode ter referências e conhecer como as empresas lidam com os problemas diversos que podem ocorrer no pós venda.
Confira abaixo o ranking das empresas mais reclamadas atualmente:

No site Reclame aqui a empresa Roncar até que tem uma boa reputação. Confira:

É importante uma pesquisa nesse site Link antes de comprar algum produto em determinada loja pela internet, principalmente quando não se conhece, para sabermos a reputação da empresa quanto à qualidade do produto, prazo de entrega (se chega mesmo no prazo acordado) e experiências de outros consumidores e usuários.
Certo dia tive um problema com uma loja virtual de departamentos (prefiro não comentar o nome porque por fim resolveram). Fui logo respondida e rapidamente a loja resolveu o problema (o erro do pedido havia sido deles).
Indiquei ao nosso amigo e ele também fez a reclamação da Roncar no Reclameaqui. Ele foi rapidamente respondido e logo fizeram a sua entrega.
Para finalizar, o Diretor de Marketing autorizou a troca do bauleto e ficou de ver com o proprietário da fábrica a possibilidade da parceria para adquirirmos os bauletos laterais + suportes para fixação. Mas nesse ínterim, precisamos trocar a moto e avisamos que os bauletos agora deveriam ser para uma BMW GS800F.
E qual foi a resposta do técnico que explicou acima as epecificações do produto?!
"Boa tarde,
Informamos que nossos bauletos e suportes de fixação laterais e traseiro, não são compatíveis com a F 800 Adventure.
att
RONCAR IND.COM.& EXPORTAÇÃO LTDA DPTO. TÉCNICO"
Você conhece alguém que tem uma BMW GS800f com bauleto Roncar??? AGARUPA sim!!! (Foto)
Claro que a Roncar possui bauletos e suportes de fixação traseiro para a BMW em questão!

Obviamente que nossa relação de cliente também acabou, infelizmente não podemos indicar nem confiar na qualidade dos produtos que apresentam os defeitos acima já citados e mais ainda, pelo posicionamento descordeal e indelicado da empresa Roncar para com um cliente num pós venda. Não entendo também como um Diretor de Marketing gentilmente autoriza a troca da mercadoria, mesmo fora da garantia, e simplesmente o técnico de um departamento ignora o problema, manda esse tipo de e-mail deixando a questão sem solução! Nesse sentido tudo volta à estaca 'ZERO'! NOSSO PROBLEMA NÃO FOI RESOLVIDO!
Fizemos diversas ligações nos números informados no site da empresa e em todas as oportunidades ou os responsáveis não estavam ou não podiam atender. Deixamos recado, solicitamos retorno das ligações, por fim, foi enviado um último e-mail à empresa no dia 29 de fevereiro, aguardando uma conduta mais responsável da empresa, porém até a hora da publicação desta matéria, na presente data (08 de março), a Roncar nem sequer acusou o recebimento do e-mail. A empresa teve a oportunidade de desfazer uma problemática e recuperar um cliente insatisfeito, mas por problemas operacionais, falta de comunicação ou comando, não tiveram sucesso.
Então fica a dica e a experiência da AGARUPA e de um amigo indicado por nós, quanto à compra e troca de equipamentos, acessórios e peças Roncar. Salientando que éramos clientes Rocar, pois também o escape coyote foi comprado!
Caso você tenha alguma experiência com essa ou outra empresa, e queira nos relatar (comentar), não hesite, mande a sua história ou comentário!... FALE CONOSCO.
Comentários