top of page

Taquaritinga Moto Fest/PE - Resultados

  • A GARUPA
  • 1 de mar. de 2016
  • 8 min de leitura

O Município de Taquaritinga do Norte fica no Alto Capibaribe, na divisa com o Estado da Paraíba, faz parte do circuito do frio. Oferece ar puro e clima frio, que chega até 10 graus no período de inverno, em pleno Agreste pernambucano. Ela é cercada de orquídeas, rosas, crisântemos, margaridas e palmeiras imperiais, seringueiras e dálias. É uma cidade bem cuidada, tranquila e tem tradição em seus festejos populares. É muito procurada por praticantes de asa-delta e sedia diversos campeonatos. Destaca-se na produção agrícola em café e banana.



Nessa região de Taquaritinga do Norte está o maior Polo de Confecções do Brasil, com um faturamento anual bruto de aproximadamente R$ 1 bilhão, segundo o SEBRAE. São quase 19 mil unidades produtoras que empregam 130 mil pessoas em 10 cidades de Pernambuco. Três cidades se destacam e são responsáveis por 70% da produção. São elas: Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe.


Taquaritinga fica a apenas 27 km de Toritama, uma das cidades da grande feira de confecção. Nesses locais quase toda casa tem uma máquina de costura. Um amigo que acompanhou AGARUPA, comentou que é comum em Taquaritinga existirem as chamadas FACÇÕES. São locais (empresas) que desenvolvem partes do processo produtivo, e praticamente não há desemprego em função dessas estruturas que movimentam a economia local empregando muitas pessoas. No entanto muitos ainda atuam na informalidade, sem acesso à qualificação e portanto ficam vulneráveis aos grandes varejistas do interior, à invasão asiática e a outros polos que começam a se estruturar.


Preciso dizer que não nos hospedamos na cidade de Taquaritinga do Norte propriamente, e sim em um dos distritos da cidade chamado Pão de Açúcar. Fica a apenas 17 km de distância de Taquaritinga e do evento. O hotel tinha um nome interessante, Hotel Rota da Moda/Pão de Açúcar e, ao observamos em volta, havia muitas lojas de fábrica de confecções. (Mais abaixo confira outros detalhes sobre o hotel)


Nós ficamos curiosos e resolvemos perguntar na recepção do hotel, falamos com Iago Mateus como faríamos para conversar com algum proprietário de uma dessas fábricas/facções. Ele nos forneceu apenas dois apelidos de um homem. E num sol de derreter os ossos da cabeça dentro do capacete, fomos à procura dele! Perguntamos a várias pessoas, onde quer que passávamos, quem era Júnior filho de Salete (conhecido também como 'Manteiga'). Depois de muito rodarmos, chegamos finalmente à casa da D. Salete, que indicou conversarmos com a sua filha, Mirieli Pereira de Souza, que é irmã de Júnior.


Mirieli e Edson seu esposo, são proprietários da fábrica de cofecção Tigre Dourado e hoje fabricam camisas polo masculina. Eles também e possuem uma banca na feira de Toritama e começaram como uma facção para depois se formalizar.


Visitamos o galpão onde funciona a fábrica, e Mirieli falou como iniciou nessa atividade e explicou o que era uma facção no vídeo abaixo.




Fato interessante em relação à frota de veículos de Taquaritinga do Norte: a quantidade de motocicletas é um pouco maior (2.488) do que a frota de automóveis (2.476), isso de acordo com dados do Ministério das Cidades, Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN - 2014.


O EVENTO


Foi um evento que proporcionou animação e alegria para os habitantes de Taquaritinga. O 8º Taquaritinga Moto Fest movimentou mais uma vez o mundo sobre duas rodas, reunindo os motociclistas da região e da comunidade local.


Bastou uma praça, um palco com shows, alguns estandes de vendas, muitas motocicletas e motociclistas com grande animação para que o evento acontecesse.

Chegando no evento percebemos pontos positivos e negativos da organização, mas que não comprometeram o sucesso do evento. Para registro listamos alguns.


Pontos Positivos:

-O estacionamento amplo e organizado com o alinhamento das motocicletas de maneira que todas ficassem em exposição, desta forma todos puderam conferir, admirar e fotografar as 'máquinas' presentes;



-Placas de sinalização indicando o evento;

-Pessoal de apoio muito bem orientado, indicando locais (pontos turísticos etc) e acompanhando os visitantes motociclistas; e

-Dobradinha muito boa servida aos motociclistas no almoço.



Pontos Negativos:

-Falta de área para alimentação: a organização poderia ter colocado os ambulantes e vendedores de bebidas e alimentos num local específico;

-Tendas e lojas: ficaram isoladas e fora da área de circulação; pessoas comentaram que não chegaram a ver as lojas, pois não sabiam que estavam no evento; e

-Infelizmente a internet wifi gratuita anunciada pela organização não funcionou.


Ainda analisando os pontos negativos, mas desta vez por parte dos próprios motociclistas, vimos muitos deles sem o uso devido dos equipamentos de proteção e segurança, em especial o capacete. Nem nos imaginamos andando sem esse item de proteção!



Gotaríamos de chamar a atenção dos motociclistas que desejam ser respeitados no trânsito e nas estradas, vocês precisam também respeitar as leis e atender as suas exigências. Ou seja amigo motocicista: ENCONTROS E MOTOFESTS NÃO PODE SER MOTIVO PARA ESQUECER OU DEIXAR DE RESPEITAR AS LEIS DE TRÂNSITO! USE SEU CAPACETE!!


E SE BEBER!!! DEIXE SUA MOTO NA PRAÇA!!


Sugestão: a organização poderia contratar um segurança para cuidar das motos daqueles que beberam!


Confira fotos e o vídeo do evento:



Não precisamos comentar que o grande beneficiado de um evento como esse é a própria comunidade, a própria cidade de Taquaritinga do Norte. Todos os visitantes que chegam à cidade procuram logo hoteis ou pousadas para se instalarem, e em seguida restaurantes, conveniências, mercadinhos, farmácias etc. Havia muito movimento nesses lugares e nas ruas da cidade.


Chamou a atenção um grande estande em exposição, o da 7ª Trilha da Paixão. Havia na frente do estande o carro utilitário que é usado como apoio, todo adesivado, e algumas motocicletas de trilha expostas, promovendo o evento, que ocorrerá no dia 10 de abril.

Silvio Ronaldo e Alexandre Pedroza, organzadores/responsáveis pelo passeio, falaram para a reportagem da AGARUPA convidando e convocando todos os trilheiros a pegarem suas motos e seus equipamentos e participarem. Enfatizaram que trilha não é competição e sim lazer!! A 7º Trilha da Paixão contará com carros de apoio. No percurso, os trilheiros poderão vislumbrar muita natureza, pista molhada etc; concorrerão a brindes e o sorteio de duas motocicletas. A taxa de inscrição custa R$ 40,00.


Quem desejar mais informações sobre o evento, pode entrar em contato pelo número (81) 9 99632284.


Confira a entrevista completa abaixo:




Curiosidade


AGARUPA entrevistou dois casais e um “segurança”.


Lúcia de Fátima Costa de Almeida Carvalho (LUA) e Neosivon de Almeida Carvalho.




Esse primeiro casal está junto há 38 anos, e é muito romântico, não se desgrudavam um do outro e ficavam o tempo todo demonstrando o seu afeto. Eles se abraçavam e se beijavam o tempo todo e estavam muito felizes. Eles revelaram também que sempre que podem estão presentes nos eventos de motociclismo e aproveitam as viagens para desenvolver a relação de casal. “Motociclismo para mim representa união, solidariedade, liberdade!!" Afirma o casal. Eles têm duas motocicletas, uma Suzuki Boulevard e uma Vstrom, no entanto usam (viajam) mais nesta última. Lua, a GARUPA, afirmou que não gosta muito da Boulervard pois a suspensão é muito dura.


Eles fazem parte do Moto Club Cometas do Asfalto de Recife-PE, que tem hoje um total de 23 membros. “Já viajamos muito juntos: Brasília, Foz do Iguaçu, Lençóis Maranhenses etc”, relatam.



O segundo casal é Carlos Alberto Crespo (Pai), empresário no ramo de telecomunicação, Vandilma Crespo (Mãe) e Vitório Crespo, que chamaram “o segurança” (filho).




Eles também são de Recife-PE e tanto a mãe quanto o filho amam andar de motocicleta e estarem nos eventos. Carlos diz que fica num dilema terrível para levar os dois, mas como não dá para fazer isso num único passeio/viagem, ele faz um revezamento da GARUPA a cada encontro: uma vez ele leva a esposa outra vez o filho. Ele afirma que já chegaram a disputar no “par ou ímpar” para ver quem vai na GARUPA. Nessa oportunidade de Taquaritinga não puderam ir de moto, pois infelizmente não cabem os dois na GARUPA. Tiveram que ir de carro mesmo pois nenhum dos dois abriram mão desta vez, revela o piloto dando risadas.


O Carlos Crespo também nos revelou que logo estarão com uma nova motociclista, a Vandilma (esposa) classificará sua habilitação para AB e então comprarão uma nova motocicleta. Na verdade eles adquiriram um consórcio e assim que forem contemplados com a nova moto, Vandilma irá pilotar uma sozinha e o filho irá na GARUPA do pai, isso até ele ter idade e habilitação para pilotar. É uma verdadeira família de motocilcistas!


E o por quê do "segurança"?


Carlos contou á AGARUPA que o filho fica o tempo inteiro cuidando da mãe como se fosse seu segurança. Ele não deixa que ninguém chegue perto dela, tira até foto do homem que esteja olhando para provar a ela, contou-nos um amigo conhecido do casal. O engracado é que eles têm uma Suzuki Boulevard cujo nome é “Preciosa”.


Boulevard Preciosa nr 02 (A nr 01 é a esposa)


Carlos Crespo é um dos organizadores do Moto Culto, um projeto chamado “Luz na estrada” da igreja Batista da Capunga (Recife) e do Moto Clube Ouriços do Asfalto. Ocorre toda última terça-feira de cada mês, à exceção dos meses de dezembro e janeiro, sempre às 19h na quadra do colégio Americano Batista na Avenida Agamenon Magalhães. Os motociclistas podem entrar diretamente pela igreja que também dá acesso à quadra.


É um momento de louvor e de dedicação ao divino para agradecimento por tudo que temos, pelos quilômetros rodados, e pedindo que mais quilômetros sejam rodados.


Abaixo estão as fotos do último evento e o cartaz do próximo Moto Culto, que ocorrerá no dia 29/03/2016. Esse próximo evento será o quinto aniversário do evento e o 49ª edição.


Mais informações nos números: 81 9 88084329 e 9 88619141 (Moisés Sobral).


Confira as imagens:


VOO SEM ASAS


AGARUPA precisava presenciar um voo de asa-delta na Rampa do Pepê!


Ponto de turismo da região, algumas pessoas acampam no local e os voadores usam a rampa para a prática de alguns esportes radicais no ar. Quando nos dirigimos para o local, encontramos um grupo de apoio que nos informou ser um perigoso subir no ponto mais alto da serra da Taquara de moto. Indicou então o carro toyota deixado à disposição pela organização para que subíssemos. Foi quando um dos jovens se prontificou a nos conduzir até lá numa outra moto. O percurso é muito bonito e o dia estava lindo e ensolarado. Chegando lá ele nos perguntou de onde éramos e, ao dizermos, ele ficou muito surpreso e alegre por sermos da AGARUPA. Kayky é seu nome e ele é nosso seguidor no INSTAGRAM. Certo dia ele compartilhou conosco uma foto pilotando sua moto, que então postamos.


Ao chegarmos lá, soubemos que não haveria voos nesse dia devido o vento não está favorável, mas de repente vimos um cara vestido no que parecia mais um saco de dormir. Ele era um dos instrutores e foi muito rápido até se posicionar na rampa e decolar voando até as nuvens! Ele foi ajudado por um outro jovem instrutor, Marcelino Júnio que concedeu uma entrevista à AGARUPA.


Ps. Em função dos fortes ventos o áudio não ficou muito bom, no entanto registramos a imagem da emoção no jovem instrutor ao descrever a sensação de voar ao lado dos pássaros!




Está ali e presenciar aquela paisagem lá do alto e a decolagem de asa-delta, onde você se imagina naquela situação e então voce se pergunta se teria coragem de fazer o mesmo!!


Emocionante!!! Só vendo!!!


AGARUPA registrou em vídeo esse momento...



Após um dia repleto de emoções, contemplar o pôr do sol do alto da Serra da Taquara e ao longo da descida, em cima de uma GARUPA, complementa mais uma aventura proporcionada por quem vive verdadeiramente no mundo sobre duas rodas, ou seja, AGARUPA!!


VEM VIVER A VIDA SOBRE DUAS RODAS VOCÊ TAMBÉM!!!




Informe Publicitário


O evento de Taquaritinga do Norte teve uma característica importante que merece nosso destaque: TODOS OS LEITOS DE HOTEIS E POUSADAS ESTAVAM OCUPADOS (havia 100% de ocupação).


AGARUPA contou com o apoio do Hotel Rota da Moda e não foi diferente, também estava lotado. Chegamos sexta-feira com um casal, que não havia feito reserva, e não conseguiram ficar.


O Hotel Rota da Moda fica no distrito de Pão de Açúcar, 19 km da cidade de Taquaritinga. Vimos um total aproximado de 15 motocicletas estacionadas na garagem do hotel. Uma característica importante é que todo o hotel e suas instalações são muito novas, apesar de ter mais de 5 anos de funcionamento, ou seja, a manutenção/conservação é muito bem feita. Segundo o recepcionista essa característica é uma exigência dos proprietários do hotel, que não deixam a qualidade e o padrão cairem.


O Hotel também lotou rápido porque se hospedou lá, nesse mesmo período, a comitiva de uma banda chamada “Solteirões do Forró”. Eram 34 integrantes, que ocuparam um total de 11 quartos.


O Hotel Rota da Moda Pão de Açúcar foi impecável nos seguintes aspectos: quartos organizados e muito confortáveis (mobília, roupas de cama e banho e colchão novos), recepção, refrigeração, limpeza, receptividade, café da manhã e localização.


Confira o vídeo e fotos do hotel abaixo.



Comments


© 2015 por WCSTUDIO.COM.BR

  • b-facebook
  • Instagram Black Round
bottom of page