Velocross (Informe)
- QUEM PILOTA
- 17 de fev. de 2016
- 2 min de leitura

Você sabe o que é o Velocross (VX)?
O Velocross (VX) é uma modalidade esportiva na qual competem pilotos que utilizam motos Trial ou Off-Road, usadas também no Cross Country, Enduro de Regularidade e no Motocross. A grande diferença é na preparação das motos e no tipo de pista.
Na preparação das motos o objetivo é garantir maior potência, aceleração e velocidade em detrimento da suspensão, pois, no Velocross – ao contrário do Motocross – não há obstáculos como saltos, duplos, triplos, mesas, costelas e outros, que exijam uma boa suspensão para absorção de choques.
As pistas de Velocross são de média para alta velocidade, com traçados sinuosos e muitas curvas. Devem ser gradeadas, niveladas e molhadas para maior proteção dos pilotos. Pode ser inserido no traçado obstáculos tipo rampa ou ‘lançador’ (um aclive suave para saltos longos, baixos, e de pouco impacto na suspensão).
O comprimento oficial da pista é de 1.000 metros. Mas podem ser realizadas competições em pistas com extensão mínima de 600 metros e máxima de 1.200 metros. A largura mínima entre “bumpings” (demarcadores de pista) é de 6 metros, com um ideal de 10 metros de largura. O local de largada deve possuir uma largura mínima de 30 metros transversal à pista. A primeira curva deverá ter, no mínimo, 10 metros de largura.
Alguns ”trilheiros” apostavam corridas em trechos de terra, usando motos Off-Road. Daí para trazer a modalidade para pistas mais seguras foi um pulo.
Nos Estados da região sul do Brasil, a modalidade “Veloterra” é uma das mais tradicionais e possuem os melhores campeonatos do país, com a participação de grande número de pilotos, e um expressivo número de mulheres pilotos.
O Velocross era conhecido antigamente como ‘Speedway’. Como esta nomenclatura é adotada pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo) para esportes disputados com motos em um circuito interno, fechado e oval, tanto na terra quanto na neve, a CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) passou a nomenclatura de 'Speedway' para 'Velocross' em 2008.
Em Pernambuco a cidade de Paratama inaugura o ano com a abertura do campeonato pernambucano 2016, nos dias 20 e 21 de fevereiro. Será a rodada inaugural do Pernambucano de Velocross. A modalidade Velocross é antiga na região, mas será a primeira vez que fará parte do Campeonato Estadual do estado, dessa vez com apoio e supervisão da Fepem – Federação Pernambucana de Motociclismo.
Localizada a 218 da capital do estado, Recife, Paranatama fica próximo da cidade conhecida como Suíça brasileira, Garanhuns. A cidade Paranatama tem clima ameno, segundo dados do IBGE tem uma população de mais de 11 mil habitantes, e um extenso histórico quando o assunto é competições Off Road. Além da etapa do Pernambucano de Velocross, Paranatama também sedia ao longo do ano uma das rodadas do Pernambucano de Motocross.
Assista ao vídeo abaixo da 4ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Velocross de 2008 - Sao bento do sul.
A expectatica é que mais de 200 pilotos participem do Campeonato Pernambucano de Velocross 2016, que terão várias etapas ao longo da temporada. O calendário ainda não está definido, mas aguardem porque logo publicaremos todas as datas desse campeonato.
Mais Informações:
81 99989-5259 (Sérgio Flores)
Comments