Sucesso do 2º Arapiraca Moto Agreste 2016
- A GARUPA
- 11 de fev. de 2016
- 8 min de leitura
A Cidade (Arapiraca-AL)
Arapiraca é um município brasileiro do estado de Alagoas, da Região Nordeste do país. É a principal cidade do interior do estado. Sua população, de acordo com estimativas de 2014, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 229.329 habitantes. Ficou conhecida, nos anos 1970, como a "Capital do Fumo" por ser um dos maiores produtores de tabaco do país.
A cultura do fumo teve importância fundamental para a elevação de Arapiraca à categoria de município, uma vez que o conhecido "ouro verde" brotava nos latifúndios das tradicionais famílias que também resolveram se estabelecer no local. Mas passando pelas estradas, vimos usinas de cana de açúcar (Fotos) e muitos caminhões carregando cana seca, por sinal muito perigoso para motoristas e motociclistas. Uns pedaços de cana cortada caíram do caminhão que passava logo a nossa frente e quase nos atinge. Certa vez um desses talos de cana caiu e perfurou o carter de um carro. É mesmo um perigo para nós motociclistas estradeiros.
Roteiro da Viagem
Iniciamos saindo do Recife pela manhã às 6:30h do sábado (06 de fevereiro) pela BR-232 até São Caetano (PE), depois entramos na PE-423 até Garanhuns. De Garanhuns até Bom Conselho pegamos a PE-218, atravessando os limites Pernambuco/Alagoas, e depois já entramos na AL-115. Seguindo por esta última (AL-115), passamos por Palmeira dos Índios e Igaci até chegar a Arapiraca-AL. Passamos no sertão pernambucano antes de chegarmos ao estado de Alagoas, foi quando, felizes da vida, levamos chuva. Água no sertão é sempre uma bênção e alegria. A chuva chegou de repente, aliás, nós fomos ao encontro dela, e registramos esse momento em vídeo abaixo.

Não temos do que nos queixar de todo esse trecho de estradas do estado de Alagoas. É boa e tranquila, não há o que falar. No retorno pegamos a AL-220, passando por Campo Alegre, entrando na BR-101, São Miguel dos Campos, e depois novamente a AL-220. Em seguida pegamos a AL-101, passando dentro de Maceió até Paripueira-AL, onde ficamos uma noite. Como era carnaval ainda, passamos no meio dos blocos carnavalescos, que abriam ao nos ver. No dia seguinte seguimos pela AL-101 até Maragogi, onde paramos para almoçar no Autocafé. Depois passamos na divisa Alagoas/Pernambuco pela PE-60 até a entrada para a Praia de Porto de Galinhas, onde pegamos a via expressa Rota do Atlântico (via de pedágio, R$ 3,30 para motocicletas e similares). Chegamos a Recife pela BR-101. Nos trechos até os limites do estado de Pernambuco as vias estavam ótimas, chegando a Pernambuco, as estradas são péssimas, infelizmente. Muitos buracos e tivemos muita dificuldade, chegamos com o corpo “quebrado”, para não dizer "moído"!
Havíamos combinado com o grupo que rodamos de irmos a Bonito-PE (para tomar café no Rei da Coalhada), mas não houve mesmo nenhuma condição para o bate-volta. No retorno para Recife, percebemos um grande deslocamento de pessoas e veículos nas estradas e ruas. Na verdade seria bom evitar sair para rodar de moto enquanto ocorre o carnaval, porque, apesar de existir a Lei de Tolerância Zero e a Operação Lei Seca da polícia nas ruas, muita gente não tem consciência, não respeita a lei e dirige seus veículos mesmo embriagados.

Estrada precisa ser muito respeitada assim como suas leis, pois muitas pessoas se utilizam e vivem dela. Transitam por ela tanto veículos como pedestres moradores da circunvizinhança. Circulam viajores, famílias a passeio, pessoas a trabalho etc; veículos de todos os portes, do menor ao maior, transportando desde pessoas e animais, pequenos volumes a cargas como grandes contêineres, pás eólicas, turbinas, asas de avião etc etc.

Para conhecimento, de acordo com o Detran/PR, em pesquisas realizadas por todo o mundo, as principais causas de acidentes são:
Problemas Mecânicos – 30%
Problemas da via – 6%
Problemas com o condutor – 64%
Dentre os principais problemas com o condutor estão:
Dirigir sob o efeito de álcool ou de substância entorpecente
Imprudência – velocidade inadequada
Imperícia – inexperiência ou falta de conhecimento do local
Negligência – falta de atenção, falha de observação
Para evitar problemas na estrada o ideal é aprender a ser um condutor defensivo. O que é ser um condutor defensivo?! É aquele que tem uma postura pacífica, consciência pessoal e de coletividade, tem humildade, humanidade e autocrítica.
PS. O retorno dessa viagem foi um bastante desgastante tanto psíquica como fisicamente falando. Não é novidade para motoristas e motociclistas que os trechos das estradas pernambucanas são muito ruins, cheios de buracos, trechos sem acostamento e muitas lombadas mal sinalizadas. Chegamos muito cansados desse trabalho, no entanto, recompensados com os resultados da nossa cobertura.
Uma pergunta: será que algum governante utiliza essas vias, em especial a BR-101 em Pernambuco?
...
O Evento e a Organização
O evento de Arapiraca NÃO FOI, é exatamente isso mesmo, você leu corretamente, NÃO FOI como tantos outros encontros de motociclismo, houve uma grande diferença no que tange à organização, receptividade e carinho dos organizadores, e um grande objetivo por trás de tudo; não foi apenas mais um encontro de motociclistas, mas também um evento atrativo que levou e engajou os jovens da cidade ao trabalho voluntariado, além de dar a eles ocupação e uma opção a mais no carnaval.
É o segundo ano que o Pastor Marcelo Oliveira e seu "Exército" (palavra dele) está à frente da organização do Arapiraca Moto Agreste. Os integrantes do Moto Grupo Centuriões do Rei, Lagartos do Agreste Moto Clube, e equipe da ISJC (Igreja Santa de Jesus Cristo), promoveram um excelente evento e uma calorosa recepção para este ano, com uma organização pra lá de impecável.
Você conhece algum evento que, ao término de toda a programação, no final do dia, os voluntários/trabalhadores saem fazendo uma limpeza de todo o local, ficando como se nada tivesse acontecido??
O evento reuniu todos os segmentos duas rodas, desde estradeiros até equipes de Motocross. Toda a alimentação, café da manhã, almoço e jantar, foi servida com muito primor pelas pessoas envolvidas, e tudo gratuito! Fato curioso ocorreu: os motociclistas foram servidos com excelente comida de manhã até a noite, era terminando uma refeição e começando logo em seguida outra, sem intervalo. Imagine que trabalho! A arrumação e a grande limpeza do ambiente onde serviram as refeições (camping 1), era uma característica marcante, não havia do que ninguém se queixar! Era terminando uma refeição e logo surgiam os jovens voluntários da equipe de organização, muito educadamente, recolhendo os descartáveis usados. No local, durante os shows da noite, ouvimos de alguns motociclistas presentes, que por sinal se mostravam muito satisfeitos por terem optado por estarem ali, que “esse é um verdadeiro evento de motociclismo, o resto é bagunça!”
O vídeo abaixo mostra o almoço de confraternização dos motociclistas, na Chácara do Centurião após a motociata no domingo, segundo dia do evento:
O 2º Arapiraca Moto Agreste 2016 foi aberto oficialmente no dia 06/02, sábado, mas o braço direito do Pastor Marcelo (principal motivador desse acontecimento em Arapiraca), o também Pastor Warley Sandro, declarou que já havia muita gente na sexta, dia 05, e que então abriram a festa extraoficialmente. As pessoas já puderam se divertir! Os motociclistas chegavam e já se reuniam para confraternizarem e rever amigos nas instalações do Ginásio de Esporte João Paulo II. O evento recebe motociclistas de todo o Brasil e se destaca no cenário nacional como um dos mais organizados e estruturados.
O papel da ISJC nos trabalhos sociais e o envolvimento da juventude local
O Moto Grupo Centuriões do Rei não só organiza encontros motociclísticos, eventos esses mais voltados para ajudar a comunidade local, mas também promove as trilhas de motos para mapear áreas mais carentes com algumas necessidades especiais, unindo o útil ao agradável (após mapear esses locais nunca antes visitados, esses centuriões retornam ao local levando mantimentos e outras necessidades mais); Moto Cultos; Natal Fraterno etc. O presidente desse moto grupo é o Pastor Motociclista Marcelo Oliveira (Fotos) e ele se engaja pessoalmente durante o ano inteiro, a esses eventos sociais na cidade de Arapiraca.
Os integrantes dos Centuriões do Rei realizaram o seu 2º Natal Fraterno. No dia 23 de dezembro de 2015 foram distribuídos 150 litros de sopa, pães, milho assado, tapioca, chá, água mineral e mais de 800 copos de caldinho de feijão. O Pastor Marcelo comenta o seu amor e dedicação ao povo de Arapiraca-AL e os trabalhos realizados nas comunidade em entrevista fornecida à AGARUPA.
O Pastor Marcelo também expôs a sua coleção de motocicletas, fruto de uma coleção particular. Ele tinha paixão por motos desde criança.
E o Pastor Warley Sandro, complementa aquilo que o Pastor Marcelo não conseguiu mais falar em função do seu esgotamento físico e mental após tantas horas de trabalhos exaustivos para organizar e concluir o 2º Arapiraca Moto Agreste. Ele responde também à reportagem da AGARUPA a quantidade de motos da coleção particular do Pastor Marcelo. Ao todo são entre 43 a 47 motos customs, big trails e of roads... Quase todas estavam expostas no evento, cada uma mais linda que a outra! O uso delas também é para as ações sociais dos integrantes do Centuriões do Rei que, com elas, conseguem chegar a comunidades que moram em locais de difícil acesso.

Entrevista do Pastor Warley Sandro:
...
A 'Motociata'
A 'Motociata' pela cidade foi uma sensação à parte. Ao ouvir o som dos motores, a população saía das suas casas para verem as lindas, grandes e adornadas motocicletas passarem! Foi um espetáculo ver tantas motos reunidas e andando juntas pela cidade! A 'Motociata' teve como destino a Chácara dos Centuriões, onde foi servido um almoço de confraternização (feijoada e uma grande variedade de pratos regionais).
No local havia uma lagoa onde os motociclistas puderam se banhar. Nunca vimos tantas motocicletas e motociclistas (pilotos, garupas, famílias e amigos) reunidos. Quem não estava de moto, podia entrar na chácara de carro. No entanto, previamente, para aqueles que não faziam parte de nenhum motoclube, recebiam uma pulseirinha de identificação que dava acesso e o direito à alimentação e bebidas (água e refrigerante) no local.

A organização era grande amigo(a) leitor(a)!
O Pastor Warley informou que cada pessoa voluntária, eram aproximadamente 200 envolvidos, já sabia a sua posição e o que faria. Era impressionante ver a sincronia deles! Durante todo o evento foram servidas três refeições completas (prato principal + bebida + sobremesa) por dia para aproximadamente mais de 546 motociclistas, isso sem contar as garupas e pessoas nos carros. E tudo que serviram era saboroso e muito bem feito.
AGARUPA só não esteve presente nos cafés da manhã, mas ouvimos de pessoas próximas que era um café bem completo, composto por frutas, café, leite, sucos, biscoitos, pães, ovos e tudo o que tem direito, um bom cafe da manhã de um excelente hotel. Sem falar da gentileza do pessoal de apoio (voluntários), que ficava a todo instante perguntando se queríamos mais alguma coisa ou se faltava algo. Ou seja, a organização fez um excelente trabalho nesse evento inesquecível para todos!
As pessoas se encantavam com a receptividade dos arapiraquenses e com as instalações oferecidas, e parabenizaram aos organizadores do evento. Esta iniciativa foi toda privada, sem nenhum vínculo político ou partidário.
Curiosidade
Moto da nossa equipe quebrada e consertada em poucas horas
No evento havia mecânicos de prontidão para solucionarem eventuais problemas nas motocicletas dos participantes. E ocorreu que, uma de nossas motos presentes, a NC 750x, teve um problema de desgaste da pastilha de freio traseira. Ao ter conhecimento do fato, o Pastor Marcelo pediu que resolvessem e, poucas horas depois, rapidamente, o problema já tinha sido resolvido. A peça foi trazida e um dos mecânicos deixou a moto em perfeita condição de uso. Estávamos muito procupados porque no dia seguinte seguiríamos viagem para outra cidade e não sabíamos como resolver. Foi no sábado (06/02), dia que chegamos ao evento, noite de carnaval. Como encontraríamos lojas abertas para a compra da peça e um profissional de mecânica para realizar o serviço?! O impressionante é que não quiseram receber o pagamento, nem pela peça e muito menos pelo serviço feito.
Ficamos aliviados com a solução rápida e inesperada!!
...
Francisco Laranjeira, apelido Zarolho. (Você precisa ver o vídeo abaixo) Essa "figura" que encontramos apresentou-nos sua opinião sobre o evento e a sua experiência da área de camping, contando ainda algumas histórias hilárias que já presenciou.
...
Por fim, no domingo houve o Moto Culto à noite e o encerramento na segunda com mais um café da manhã para todos os motociclistas.
O evento foi um sucesso em organização, instalações muito apropriadas, equipe de trabalhadores muito dinâmica e acolhedora. Só temos que aguardar os próximos exemplares desse que já é considerado um mega evento do motociclismo no Brasil, além de ser uma excelente opção para o carnaval de 2017.
Um trabalho em conjunto de muita competência e liderança!
Novamente ... Parabéns a todos que fizeram o 2º Arapiraca Moto Agreste!!!
Comments