Miniaturas, Cultura, Coleção
- A GARUPA
- 8 de dez. de 2015
- 4 min de leitura
No mundo há pessoas que colecionam de tudo, quadros de pintores famosos, peças antigas em geral, selos, brinquedos e bonecas, carros e motos caríssimas etc, etc, etc.
A customização é empregada também no sentido de personalização, adequação, adaptação, transformação conforme o gosto e/ou necessidade de cada um. Torna-se até uma atividade sustentável, já que para algumas produções são reutilizadas peças jogadas fora.
Existe um verdadeiro mundo das miniaturas colecionáveis. Vê-se de tudo: animais, instrumentos musicais, monumentos de países (Torre de Pisa, Torre Eiffel, o Big-Ben do Palácio de Westminster, em Londres, etc), personagens de filmes, super-herois de filmes em quadrinhos, flores, dentre outras miniaturas...
Em 2012 o microescultor (artista) britânico Willard Wigan (foto abaixo), criou uma minúscula tocha olímpica que cabia dentro do buraco de uma agulha, para comemorar a realização dos jogos em Londres. É a “menor tocha do mundo”, e os detalhes impressionam. Foi esculpida em um pequeno pedaço de ouro 24 quilates! Para se ter uma ideia da dimensão desse tipo de arte, as peças só podem ser esculpidas e apreciadas com a ajuda de um microscópio. Ele também esculpiu uma Harley, foi chamada de Golden Harley. O serviço para se elaborar uma miniatura perfeita é lento por causa dos detalhes. O resultado impressionante é percebido na qualidade dos trabalhos desses verdadeiros artistas.


Para quem deseja ver mais das obras desse artista CLIQUE AQUI.
Há também os carros e motos em miniaturas! E é onde queremos chegar! A paixão por essas “máquinas” é tão grande, que muitos amantes do automobilismo e motociclismo procuram eternizar os modelos de sua preferência, e então buscam comprar ou pedir a algum artesão para confeccioná-los, materializando assim o seu sonho, e sua imaginação.
Veja a coleção de Américo Vespúcio, amigo da AGARUPA.COM:
Um fato intrigante nos acorreu: circulamos pelos vários estandes que comercializam produtos voltados aos motociclistas nos eventos pelo Nordeste afora, e não achamos aquelas miniaturas de motocicletas que vemos apenas em alguns lojas do Brasil ou em outros países, quando procuramos algum presente especial para amigos e familiares. Só encontramos réplicas mal feitas de produtos chineses, alguns poucos modelos apenas, de péssima qualidade. O material usado na produção dessas motos é plástico e o acabamento nem se fala, muito grosseiro!
Este ano estivemos procurando essas miniaturas em todos os estandes da Fenearte (Feira Nacional de Negócios do Artesanato). Por incrível que pareça também não encontramos nenhuma em nenhum estande. Vale salientar que a riqueza cultural pernambucana está presente nos mais diversos tipos de manifestações artísticas. O artesanato de Pernambuco está mais para uma riqueza cultural manifesta na arte do que para qualquer outra coisa. Todo ano, no mês de julho, ocorre no estado a Fenearte que mencionei, Feira Nacional de Negócios do Artesanato. Essa feira tem uma forte e grande ligação com o setor turístico porque atrai gente (comparadores) de diversos locais, tanto do interior pernambucano como de outros estados. Ela já está presente no calendário turístico de Pernambuco e atrai comerciantes artesãos de todos os estados brasileiros e também de diversos países (África do Sul, Turquia, Tunísia, Índia, China, Japão, Indonésia, Afeganistão etc etc etc).
Rodamos numa área de aproximadamente 29.000 m², nos 800 estandes com mais de 5.000 expositores vindo de 26 estados brasileiros e 40 países! Dá para ter uma ideia da dimensão dessa feira?! Pois é, o impressionante e curioso é que não encontramos miniaturas de motocicletas em nenhum dos estandes! Portanto essas miniaturas pode ser um potencial nicho de mercado para artesãos de Pernambuco.
A reportagem da Revista AGARUPA.COM descobriu e entrevistou Rodrigo Rodrigues, jovem de apenas 25 anos, morador da cidade de Ribeirão das Neves, a 45 minutos de carro da capital do estado mineiro, Belo Horizonte. Rodrigo trabalha há 3 anos produzindo artesanalmente réplicas de motocicletas em miniaturas.

Tudo começou com o pai serralheiro que lhe transmitiu o ofício. Quando criança, a maior diversão de Rodrigo sempre foi desenhos e pinturas. Brincava também muito com peças de lego, montando e desmontando as dezenas de pequenas peças desse brinquedo educativo e interessante.
Quando o pai e um primo, que também trabalhava na serralharia, fizeram suas primeiras motos em miniatura, Rodrigo resolveu também se desafiar e decidiu fazer uma delas. Ele construiu a sua de forma mais estruturada, desenhando peça por peça e montando como se fosse um "projetista artesão".
Mesmo não dando o devido valor às peças que ele elaborava, as pessoas foram gostando e aceitando cada vez suas miniaturas. E assim ele foi melhorando e aperfeiçoando.
Resolveu então abrir sua empresa, que funciona ao lado da serralheria do pai. Rodrigo utiliza como matéria prima para a produção de suas réplicas de motocicletas em miniaturas, sobras da oficina do pai, que investiu e acreditou em seu taleto.

Hoje seus clientes são de diversos estados, de todas as regiões do Brasil. Ele produz em média uma motocicleta por semana. “A exclusividade e a garantia de satisfação do cliente é o que mais me motiva a trabalhar e a produzir cada vez mais”, afirma Rodrigo.
Cada cliente é atendido com exclusividade, pois acompanha o processo de produção de sua réplica por meio de fotos da miniatura em diversos ângulos, enviadas por Rodrigo. A grande maioria dos clientes são proprietários de Harley-Davidson e motos Chopper.

Chopper é um tipo de moto custom que surgiu na cultura americana, customizada em meados dos anos 1960. As motos Chopperes é talvez o mais extremo de todos os estilos personalizados, muitas vezes usando ângulos de direção radicalmente modificadas e garfos alongados para ficarem com a aparência esticada. São construídas a partir de uma motocicleta original, que é modificada (desmontada), construída novamente do 'zero'. É um tipo de customização com característica única. As marcas mais customizadas nesse estilo são, claro, as Harleys.
Deseja ter uma réplica de suas motos em miniatura??
Basta entrar em contato com o artesão, e por que não o "jovem engenheiro", Rodrigo Rodrigues, pelo facebook e instagram. Atualmente ele está preparando uma réplica para uma senhora de São Paulo, que pretende presentear seu marido no Natal.
Como Rodrigo trabalha sozinho em sua oficina, é preciso fazer o pedido com bastante antecedência e ter paciência para adquirir sua réplica. As dimensões dessas miniaturas variam entre 25 a 31 cm, algumas podem ter até sistema de amortecedores, confira no vídeo:
São lindas e muito bem feitas. Para os colecionadores, pode ser uma excelente aquisição!
Confira algumas imagens das miniaturas do grande e mais novo amigo da Revista AGARUPA.COM:
Comments