Matéria do Mês: O Estilo Harley-Davidson de Ser!
- A GARUPA
- 26 de nov. de 2015
- 20 min de leitura

"Ser harleyro é um ideologismo, e o amante do motociclismo termina sendo totalmente rendido por esse estilo de viver e de andar", afirmou um amigo motociclista, um dos entrevistados desta matéria. Elegância, estilo, liberdade, prazer, lenda, estas são a tradução mais subjetiva da felicidade para um amante da americana Harley-Davidson.
Decidimos realizar esta matéria com o propósito de INCENTIVAR E DIVULGAR UM ESTILO LENDÁRIO DO MUNDO MOTOCICLÍSTICO!
Embora essa marca/estilo seja desenvolvida no seio da cultura norte-americana e amantes de duas rodas, é cada vez mais comum vê-la sendo incorporada as atitudes e comportamentos daqueles que foram fisgados por esse mundo HD de ser, com um público cada vez mais fiel às características.
Então caro leitor, seja também mais um a ser fisgado por esse estilo, assim como AGARUPA.COM também o foi!!
Breve história da Harley
“A lendária Harley-Davidson é muito mais do que um ícone da cultura norte-americana. É, certamente, a mais tradicional marca e um dos maiores fabricantes de motocicletas do mundo na atualidade. A empresa, que hoje possui três grandes fábricas nos Estados Unidos, emprega diretamente cerca de nove mil trabalhadores e deverá atingir uma produção de quase 300 mil motos neste ano de 2015. São números expressivos, que escondem um início modesto e repleto de desafios”.
A marca iniciou suas atividades em 1903, num barracão localizado nos fundos da casa dos jovens irmãos Arthur e Walter Davidson, no município de Milwaukee, em Wisconsin/EUA. Esses dois rapazes tinham apenas 20 anos à época e acabavam de se associarem a William S. Harley, de 21 anos, para construir artesanalmente, um pequeno modelo de motocicleta destinada às competições.

Arthur e Walter Davidson

Arthur Davidson e Willian S. Harley - Fundadores da Harley-Davidson
E foi num pequeno barracão (3 metros de largura por 9 metros de comprimento), com o letreiro na fachada “Harley-Davidson Motor Company”, que foram produzidas as primeiras 3 motocicletas da marca. Eles tiveram uma ideia simples e inovadora, como todas as melhores invenções já criadas na história da humanidade, resolveram simplesmente instalar um motor em uma bicicleta, para que ela pudesse andar mais rápido e encarar subidas sem cansar.

Essa foi a 1ª Harley-Davidson, era uma bicicleta com um motor de 400cc
Na primeira tentativa a máquina era uma verdadeira engenhoca, o carburador era feito de uma lata em conservas. Foi uma falha completa: a "engenhoca" recusou-se terminantemente a andar, porque tinha um motor muito fraco. Outro problema ocorreu quando eles substituiram o motor por um mais potente, dessa vez foi o quadro da bicicleta que não aguentou. A partir de várias tentativas e erros, os dois amigos conseguiram, finalmente, construir a sua primeira verdadeira máquina: tinha nascido a lendária Silent Gray Fellow.

O motor de um cilindro inclinado de 410 cm³ que desenvolvia 3 cavalos estava equipado com uma válvula de admissão automática e com uma transmissão de correia. Foram esses três exemplares, todos cinzentos, já com a cor fetiche da nova marca. Encorajado pelo resultado, William S. Harley tomou a decisão de se inscrever na universidade de Wisconsin a fim de melhorar os seus conhecimentos de mecânica. Em boa hora o fez, pois, graças a um motor retificado de 450 cm³ de 4 cavalos e a um quadro finalmente digno desse nome, saíram 50 exemplares das oficinas Harley-Davidson em 1906.
Os negócios avançavam em ritmo lento, quando em 1905 uma motocicleta Harley-Davidson venceu, em Chicago, sua primeira competição. No ano seguinte, com as vendas em ascensão, seus fundadores decidiram abandonar as instalações iniciais e foram para um armazém muito maior, com melhores condições de trabalho, localizado na Juneau Avenue (avenida Juneau), em Milwaukee. Em 1906, a marca produziu o seu primeiro catálogo promocional.
Em 1909, houve a sua primeira grande evolução tecnológica no mercado de duas rodas, nasce o primeiro motor V-Twin montado em motocicletas, um propulsor capaz de desenvolver 7 cv – uma potência considerável para aquela época. Em pouco tempo, a imagem de um propulsor com dois cilindros dispostos num ângulo de 45 graus tornou-se um dos ícones da história da Harley-Davidson.
Em 1912, foi iniciada a construção definitiva da fábrica localizada na Juneau Avenue e inaugurada uma área exclusiva para peças e acessórios. Mesmo ano em que a empresa atingiu a marca de 200 concessionários nos Estados Unidos e exportou suas primeiras unidades para o Exterior, atingindo o mercado japonês.
Breve linha do tempo da Harley-Davidson:
-1917 e 1918 - a Harley-Davidson Motor Company produziu e comercializou 17 mil motocicletas para o exército americano durante a 1ª Grande Guerra Mundial.
-1920 - 2.000 distribuidores espalhados por 67 países (a Harley-Davidson já era a maior fabricante de motocicletas do planeta).
-1936 – introduziu o modelo EL, conhecido como “Knucklehead”, equipado com válvulas laterais. Esta moto foi considerada uma das mais importantes lançadas pela Harley-Davidson em sua história.
-1941 – 1945 - período que durou a 2ª Grande Guerra Mundial, a empresa voltou a fornecer suas motocicletas (XA 750) para o exército norte-americano e seus aliados.
Em novembro de 1945 - com o fim da guerra, foi retomada a produção de motocicletas para uso civil.
-1947 - para atender a demanda crescente de motocicletas, a empresa adquire sua segunda fábrica – a planta de Capitol Drive, em Wauwatosa, também no estado de Wisconsin.
-1952 - lançado o modelo Hydra-Glide, a primeira motocicleta da marca batizada com um nome – e não com números, como acontecia até então.
-1953 - foi criado um novo logo em homenagem ao motor disposto em “V”, marca registrada da empresa. Neste ano, com o fechamento da marca Indian, a Harley-Davidson tornaria-se a única fabricante de motocicletas dos Estados Unidos pelos próximos 46 anos.
-1956 - O jovem astro Elvis Presley posou para a edição de maio de 1956 da revista “Enthusiast” com uma Harley-Davidson modelo KH. Um dos modelos mais tradicionais da história da Harley.

-1965 - a Harley lança a Electra-Glide, substituindo o modelo Duo-Glide, e trazendo como inovação a partida elétrica.
-1969 - a Harley-Davidson une-se com a empresa American Machine and Foundry (AMF).
-1971 - criada a motocicleta FX 1200 Super Glide – um modelo híbrido entre a Electra-Glide e a Sportster.
-1973 - amplia a produção, deixando a planta de Milwaukee exclusivamente para a fabricação de motores. A linha de montagem das motocicletas foi transferida para uma nova planta maior e mais moderna em York, na Pensilvânia.
-1977 - surge o modelo FXRS Low Rider.
-1981 - outro momento decisivo na história da Harley-Davidson, 13 executivos seniores da empresa assinaram uma carta de intenção para comprar as ações da Harley-Davidson que pertenciam à AMF.
-1982 - a HD solicitou ao governo federal dos Estados Unidos a criação de uma tarifa de importação para motos com motores acima de 700 cc, com o objetivo de conter a verdadeira “invasão” de motocicletas japonesas no mercado norte-americano. O pedido foi atendido.
-1983 - foi criado o Harley Owners Group (H.O.G.), grupo de proprietários de motocicletas da marca que reúne atualmente cerca de 750 mil associados em todo o mundo. É o maior clube deste tipo do mercado de duas rodas do planeta.
-1987 - a empresa, confiante na sua capacidade de competir com as motocicletas estrangeiras, solicitou novamente ao governo federal dos EUA que retirasse a tarifa de importação das motos importadas um ano antes do que estava programado.
Após esse fato inédito, a repercussão deste ato foi tão forte que levou o presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, a realizar um tour pelas instalações da marca e se declarar publicamente um fã da Harley-Davidson. Foi o suficiente para dar um novo “bum” à marca.
A história da Harley é recheada de inéditos acontecimentos. Em 1998, a empresa comemorou, em Milwaukee, seu aniversário de 95 anos, com a presença de mais de 140 mil fãs da marca na cidade. No final desse mesmo ano (1998), a HD inaugura a sua fábrica em Manaus, na verdade montadora. Até hoje, é a única linha de montagem da marca instalada fora dos Estados Unidos. Nessa unidade, são montados, atualmente, os modelos Softail FX, Softail Deuce, Fat Boy, Heritage Classic, Road King Classic e Ultra Electra Glide. Até o final desse ano Road King Custom já deve estar sendo montada nessa unidade.
A V-Rod foi apresentada em 2001. Além do design futurístico, o modelo foi o primeiro da história da marca norte-americana a ser equipado com motor refrigerado à água.
Harley-Davidson tem acessórios fantásticos
As roupas exclusivas da Harley atraem um público de todas as idades. No estilo motociclístico, tem para todos os gêneros, feminino ou masculino, "careta" ou bem "pop". Chegando a agradar até quem não é motociclista, quem não tem a moto Harley e quem não é nem muito adepto ao motociclismo. As Harleys são muito atraentes e despojadas, causam um frisson quando alguém chega bem vestido, com estilo. É um misto de estilo e sofisticação, principalmente as roupas e acessórios em couro, que dão proteção, sofisticação e elegância.
Os acessórios vão além de peças para as motocicletas, camisetas e jaquetas em couro, capacetes e luvas com o emblema da HD. O estilo único de um harleyro despojado e sofisticado, é incorporado ao dia a dia daqueles que não apenas gostam da marca, mas vivem sobre ela.
Quanto à customização, é você que decide como deseja rodar em sua HD.
A cultura da customização toma conta desse mundo motociclístico, oferecendo exclusividade. Outra característica desse processo é a facilidade de poder adaptar qualquer motocicleta Harley para atender as demandas dos atalhos, ou seja, você põe e tira com mais praticidade e rapidez qualquer acessório. Se o piloto e GARUPA desejam uma capacidade máxima de armazenamento e versatilidade na estrada, devem preferir acessórios removíveis. Eles podem ser alterados em segundos. As motocicletas Harley-Davidson são as mais customizadas no mundo.


O ajuste certo da moto vai depender do que deseja o cliente, mesmo sendo importantíssimo maximizar segurança, o conforto e ergonomia, para se tirar o maior proveito de cada momento, passeio ou viagem. As possibilidades de customização de estilo são infinitas para essa moto. Harleyros são motociclistas exigentes quando o assunto é beleza e sofisticação.
Curiosidades!
“Eu chamo minha oficina de fábrica dos sonhos. O cliente chega aqui com um sonho e a gente o torna realidade”, afirma Hélcio Zambotto (42) proprietário da oficina AZ Motorcycle. Na série do canal Discovery Turbo recém lançada, “Custom Club Brasil”, o programa reality show, mostra o trabalho da equipe em projetos de customização de modelos de marcas como BMW e Triumph, mas especialmente, em motos Harley-Davidson. É emocionante ver o que ele faz com as motos! Entrevistamos um harleyro amigo, Américo Vespúcio Santos, proprietário de uma HD customizada pela oficina AZ. Uma motocicleta simplesmente linda e muito estilosa. O assento foi customizado com uma luva de baseball!
Mais adiante falaremos sobre o Américo Vespúcio (carinhosamente chamado pelo codinome VESPA...rsrs).
...
O marketing multissensorial consiste em trabalhar com outros sentidos que não sejam apenas a visão e audição. A Harley-Davidson sabendo disso, tentou patentear o ronco de seu motor, mas não conseguiu. Mesmo não obtendo essa patente, a HD ganhou muita notoriedade no mercado. A diferença no motor da Harley é que o virabrequim tem apenas um moente de biela, e ambas se conectam a ele. Este desenho, combinado com o arranjo em "V" dos cilindros, significa que os pistões não podem disparar em intervalos regulares.

Alguns americanos apelidaram o som das Harleys de POTATO (batata em inglês). Faça um teste e repita bem rápito "POTATO, POTATO, POTATO..." e você saberá quando uma Harley estiver chegando.
Veja o vídeo abaixo:
Outra curiosidade desse 'Estilo Harley de Ser' é o guidão característico, chamado de "SECA SUVACO". O próprio nome diz tudo! Claro que esse acessório não é exclusividade das motocicletas Harley, no entanto, é difícil não acreditar que esse acessório e seu uso não teve início junto do estilo HD de Ser e as customizações.
Museu Harley-Davidson em Milwaukee/Wisconsin - EUA
O Harley-Davidson Museum fica em Milwaukee, no estado norte-americano de Winsconsin. Foi inaugurado em 2008 por Willie G. Davidson, neto de um dos fundadores da grife motociclística. O local tem um acervo impressionante, tanto pela quantidade de peças expostas, quanto pela qualidade da restauração das mesmas.
Construído em aço, concreto e muitos vidros, o edifício impressiona por seu tamanho. Muito bem organizado, ele se estende por 12 mil metros quadrados localizados na Rua do Canal, local agradável e com uma grande área para estacionamento. Lá estão desde a primeira Harley até modelos temáticos, de corrida, customizados e famosos, como as usadas nos filme “Easy Rider” – Sem Destino, de 1969 e a WLA 1942, cuja réplica foi utilizada no filme “Capitão América – O Primeiro Vingador”.


Museu em Gramado/RS – Brasil
H.O.G. (H.O.G. – Harley Owners Group)
Grupo de Proprietários de Harley-Davidson
Na compra de uma Harley-Davidson zero, o motociclista pode se tornar parte do H.O.G. É mais que um programa de fidelização de clientes da marca Harley-Davidson. Em aproximadamente 60 dias, seu dono ou dona receberá um kit de boas-vindas composto por: carteira de associado com validade de 1 ano, um pin e um patch do H.O.G., para adornar a jaqueta ou colete, o Adventure Guide, que explica mais sobre o H.O.G. e seus benefícios, e o Touring Book, com rotas de viagens nos EUA e no Mundo. o H.O.G. tem uma proposta bem definida de cultivar e multiplicar amigos, rodando sempre juntos. Promovem desde um simples passeio a realização de diversas ações sociais e filantrópicas, além de oferecer periodicamente curso de pilotagem, Rider Safe. São vários os benefícios, quem quiser saber mais, CLICK AQUI.
Ladies of Harley H.O.G.

Ladies of Harley é um grupo de entusiastas da Harley-Davidson do sexo feminino. Um moto grupo amantes Harley-Davidson, mulheres que viajam juntas cada uma na sua HD! Promovem aventuras, passeios, eventos e amizades eternas. Recentemente o Ladies of Harley Recife, juntamente com o H.O.G. Recife e Recife Harley-Davidson, organizaram um passeio promovendo e apoiando a luta contra o câncer de mama no Outubro Rosa. O tema foi "Pilote a Vida: Previna-se". O objetivo foi a conscientizar a população sobre a importância dos exames de rotina e detecção precoce do câncer de Mama. Veja mais AQUI a cobertura e reportagem do evento.
Sinta a essência desse grupo LADIES e apaixonadas no vídeo abaixo:
Confira algumas imagens das LADIES Recife:
As Harleys recebem até tatoos!
No mundo das motocicletas a tatuagem é mais do que uma tinta na pele, é o que identifica a maioria dos amantes das motos, diferencia os grupos e até mesmo alguns estilos diferentes de motos.
A primeira moto a ser literalmente tatuada foi chamada de “Cheyenne Bike, The Recidivist”, é uma Harley-Davidson Softail. Os artistas Tomasz Lech e Krzysztof Krolak (tatuadores profissionais), usando técnicas de tatuagem de pele, fizeram o acabamento dessa Harley abaixo (foto), em uma exposição de motos Custom em Lubaczew, Polônia. Ela ganhou o prêmio de melhor pintura.
Ela foi feita e estilizada na Polônia e levou por volta de 250 horas para concluir apenas o processo de tatuagens. Várias partes foram acabadas em couro bovino justamente para viabilizar o uso da técnica de tatuagem, assim atingindo um aspecto muito realista se comparado a uma tatuagem convencional feita em humanos.
Exemplos de Estilos Harley-Davidson
Entre tantos passeios, encontros e viagens, conhecemos diversos grupos amantes e entusiastas da marca Harley-Davidson. Eles estão representados pelos entrevistados abaixo. Traduz-se como uma pequena parte de pessoas, amigos e companheiros de viagens da AGARUPA.COM. A revista está sempre entre os motocilcistas, viajando, acompanhando e vivenciando esse mundo sobre duas rodas e não podia perder a oportunidade de mostrar esse universo de pessoas únicas e super estilosas.
Américo Vespúcio Santos (Empresário)
Essa paixão pela Harley é bem anterior à chegada da loja do Recife. Até então Américo só via muitas fotos e vídeos das motos HD. Foi então que, para a sua alegria, em meados de 2012, foi inaugurada a Recife HD. Dono de uma Midnight Star Yamaha. Assim que chegou a Harley, ele foi até a loja e, de tantas maravilhas dessa lenda, apaixonou-se pela Night Road fazendo logo a troca. Em 2013 ele adquiriu a segunda Harley, uma outra Night Road. Esta moto foi a que mais o encantou! No início de 2014, Vespúcio adquiriu a Street Glide, que é outra moto fantástica da HD, segundo ele. “A HD chama mesmo atenção pela sua qualidade, pelo seu ronco, e como fui um dos primeiros a adquirir aqui essa marca de moto, nos eventos de motociclismo, havia muitas pessoas interessadas em ver, faziam muitas perguntas, gostavam de tirar fotos etc”, afirma o harleyro.

Outra coisa que ele se encantou pela marca foram os momentos com a Harley proporcionados pelo H.O.G. que, segundo ele, promove passeios fantásticos. Lembra-se com carinho de um bate-volta para Natal (RN), quando participaram 17 motos HD. Não só foi o passeio, mas também pela Harley que pilotava na época.
Ele também lembrou de outros encontros e viagens: “É fantástico estar com aquele grupo e com essa moto. Houve umas das viagens mais longas que fizemos, para Petrolina (PE), Campina Grande (PB), Paulo Afonso (BA)...e foi um prazer muito grande ir com a equipe do H.O.G. e junto com os harleyros”.
Hoje ele tem uma 883 totalmente customizada (foto acima), que diz ser seu xodó. A paixão é tão grande que ele pensa até em adquirir uma outra Harley novamente. Seria na verdade voltar para a Street Glide, pois há algum tempo Américo vendeu essa segunda Harley para adquirir uma Triumph, mas não se adaptou à Rock III de 2300cc, e deseja voltar para a HD Street.

Por sinal a sua esposa, Helida Santos, adorava essa Street que possuíram. Ela diz ser bem mais confortável que a Triumph para andar na GARUPA. O objetivo do Américo é fazer viagens com o H.O.G. e com a equipe de AGARUPA.COM também, claro...rsrs.
...
Flávio Navarro (Consultor Jurídico)
Flávio Navarro, mais conhecido como Navarro, é Consultor Jurídico e contou à AGARUPA.COM que foi um amigo apaixonado pela Harley-Davidson que o inspirou a gostar da motocicleta. Navarro sempre comentava o tremendo visual do amigo, vestido num casaco Harley, montado naquela “máquina”! Terminou que um ano depois, comprou uma para curtir do mesmo jeito.

Sua primeira motocicleta foi aos 10 anos de idade, uma VMax (tipo mobilet). Mas ficou pouco tempo com ela porque a mãe tinha medo. Por causa da sua pouca idade e das travessuras que fazia. Mas aos 19 anos, adquiriu a primeira moto mesmo, uma Honda ML 125...Ele afirmou ter sido “o máximo” a aquisição!
Na Harley-Davidson iniciou com uma V-Road Muscle, em 2013. Era igual a do amigo mencionado acima. Quando Navarro adquiriu essa, o amigo já estava com outro modelo, a Electra Glide. Para Navarro a V Road era o máximo (Harley-Davidson com motor da Porche! Uau!). Era bela, mas muito desconfortável, pois era um modelo sport da HD, modelo este que é a "porta de entrada” no mundo Harley-Davidson.
Posteriormente Navarro adquiriu a Street Glide, considerada a Harley do playboy americano. Excelente dirigibilidade! Pouco tempo depois, muito recentemente, adquiriu a Ultra Glide Limeted, a top das Harleys!
Esse CARÃO de mal é só "caras e bocas" mesmo, pois Navarro é muito simpático, sorridente, e amável com todos. Recebe muito bem as pessoas que se aproximam para ver e fotografar sua moto. Ele nos confidenciou que umas das coisas que mais gosta de ver nos encontros de motociclistas, é a reação das pessoas quando avistam sua moto, principalmente as famílias (foto).

Declara Navarro que “O estilo é único, faz nos sentirmos como se fôssemos artistas. Nas estradas, não observamos só a natureza, nós fazemos parte dela! É um prazer saber que sua Harley vem de um 'tal' de 100 anos atrás. Cresci ouvindo falar, e hoje passo o meu jeito harleyro de ser”.
Numa metáfora, ele disse que a moto é tão contagiante que é como um "vírus”. Mencionou também que a Harley é contagiante, ver cada modelo combinando com a personalidade de cada motociclista, dentro da cultura Harley-Davidson. E quando estão em grupo, nem se fala...Ele afirma ainda que onde quer que o grupo vá, todos os olhos se voltam para o visual diferenciado das Harleys, provocando surpresa e alegria. Impressiona até as crianças! Exemplo disso foi quando, num certo dia, uma criança deu a mão para que fosse correspondida, com as motos ainda em movimento...E assim foi atendida com os toques das mãos dos motociclistas, concretizando a transmissão da energia Harley-Davidson. Pensou Navarro: “Quem sabe será um próximo harleyro, e eu velhinho, olhando com saudades as estradas...Provoca nas pessoas uma ação de liberdade sobre rodas lindamente únicas”.
...
César Ongaratto (Comerciante na área de Restaurantes)
Segundo César Ongaratto, comerciante na área de restaurantes, "a Harley é o sonho de todo motociclista. Além de serem muito bonitas, exóticas, é um ícone! Os caras que, praticamente, inventaram um estilo e colocaram as pessoas para gostarem de moto. A minha paixão pela Harley veio desde de quando eu vi a primeira motocicleta". Ele acompanhava os filmes de época com James Deen, e de guerras, onde sempre tem uma Harley presente. Para César a HD sempre esteve sempre presente em nosso inconsciente e consciente.

Sua primeira moto foi com 17 anos, uma EDZ 1984 125 dois tempos, que corria muito e já viajava sem carteira sem nada. Com o tempo passou a fazer trilhas chegando a participar de campeonato de enduro na Bahia.
A primeira Harley foi uma Super Diner Glide, que é uma moto toda modificada/customizada, e com um estilo muito Harley, muito tradicionalista. "É fantástica!" Ele nos falou que já teve mais de 40 motos diferentes, de modelos variados; mas sem dúvida, nenhuma como essa atual. Disse que foi a melhor e mais bonita que já teve.
“Quanto ao estilo, quando a gente sai para passear com uma Harley, é incrível! Recentemente, no passeio do evento Recife Moto Week, a minha moto chamava atenção. As pessoas pediam para tirar fotos. O sentimento é maravilhoso, além da sensação de liberdade, inerente a toda motocicleta...Ver o asfalto passar ali pertinho da gente, o vento na cara....Você pode estar num dia ruim, mas sair para um passeio de moto é quendo você consegue esquecer e deixar tudo para trás...Só pensamentos bons veem à tona neste momento”, esta foi a declaração literal de César Ongaratto.
Ele nos informou que, de todoas as motos que já possuiu, pequenas, maiores, bigtrails, depois que adquiriu uma Harley-Davidson, parece ter sido picado por um inseto que transmite esse "vírus", e é desta forma que o harleyro começa a usar a marca, a camisa da marca, os acessórios da marca Harley-Davidson etc, etc, etc. "Eu não cheguei a tanto, mas tenho amigos que fizeram até tatuagens da marca HD, no braço, no peito, então realmente é algo contagiante a partir do momento em que você adquire a sua primeira Harley", declara César.
"Uma história breve e interessante?! Vamos lá...Certo dia eu estava passeando pela Avenida Agamenon Magalhães/Recife quando uma criança no carro, do banco de trás, apontou e chamou a atenção para a minha moto, eu dei uma acelerada (com aquele ronco característico) e a criança vibrou! A mãe gostou também e quase perdeu a atenção da dianterira do seu veículo. Apontei como se dissesse, 'cuidado com o carro à frente' e então ela freou e demos risadas".
Cécar é muito simples, simpático e família, pessoa extraordinária. Ele termina a entrevista afirmando que tem um amigo que fala: "Na vida não precisa de muita coisa, se vc tiver uma Harley e um pouco de dinheiro no bolso, o resto a gente corre atrás"...rsrsrs.

...
Casal de Harleyros
Figura certa em encontros e passeios motociclísticos, o casal Idelzuitt Rocha Rodrigues e Rômulo Gueiros gostam muito de viajar em suas Harleys. Ela é uma harleyra na sua jovialidade de seus 61 anos e ele, a mesma idade! Ela aniversaria em fevereiro, é do signo de peixes. Ele em agosto, leonino. Ela é Relações Públicas aposentada e ele Técnico em construção civil.
Não estou falando de piloto e GARUPA. Cada um sempre sobe/pilota em sua própria Harley-Davidson!

O amor pela marca é bem antes da chegada da primeira loja em Recife. Em 2012 adquiriram uma Harley Softail preta 1600cc e vieram pilotando de em Jundiaí/SP até Recife.
Del, como gosta de ser carinhosamente chamada, tem hoje sua 1600cc Deluxe (2014), e ele uma Street Glide 1700cc (2015), ambas customizadas. Ela já anda de moto desde os seus 20 anos e ele desde os 18; ou seja, ambos possuem moto desde de 1978 (Honda 125) e, somando o tempo de pilotagem dos dois, são 84 anos de experiência em motocicletas e estrada.
Esse casal rodado em duas rodas, viviam em Sergipe e atualmente estão morando no bairro de Setúbal, Recife/Pernambuco. Já tiveram várias motos.
Em 1997 o casal fez uma longa viagem que durou 55 dias. Rodaram 15.800 km de moto pela Região Norte, Sudeste e depois Nordeste do Brasil. Foram quase dois meses de viagem e percorreram, dentre todos os locais, o que mais marcou o casal, foi a cidade de São Raimundo Nonato, na Serra da Capivara, onde há os desenhos rupestres e escavações arqueológicas (Piauí). Em 2013, Del seguiu viagem com um grupo para Brasília, desta vez sem o companheiro. Com mais dois amigos motocicistas, chegaram a rodar por 5 dias, percorrendo cerca de 2.100 km.

AGARUPA perguntou a Del o que ela acha do estilo Harley-Davidson. "Gosto muito do estilo, das roupas e dos acessórios. Adoro me reunir em grupos de harleyros para conversar, brincar e falar sobre motos (Harley-Davidson). Gosto tanto que há dois anos fiz uma tatuagem", e sorrir Del.
O esposos Rômulo acrescentou ressaltando a fortaleza da marca HD. Segundo ele o que mais chama atenção é a questão da valorização no mercado das motocicletas, quanto mais velhas, mais valor comercial possuem as HD's.
O casal finaliza descrevendo o sentimento sobre essa marca e seu estilo, afirmando sentirem-se muito bem pilotando uma Harley-Davidson, acham-na bonita, muito charmosa e adoram o "ronco" dos seus motores...rsrs. “É uma moto resistente, boa mecânica e dificilmente quebra. Foram concebidas para viagens longas”, afirma Rômulo Gueiros.

Aretta Gueiros (foto acima), com os pais harleyros, Del e Rômulo. Ela também está se organizando para comprar a sua Harley-Davidson, os pais a contagiaram com esse estilo! Ela só não adquiririu ainda a sua motocicleta HD por causa do aumento que houve nos preços, então adiou por um tempo o seu sonho.
No final de nossa entrevista, o casal sinalizou que evita andar à noite em suas Harleys, procurando sempre programar as paradas e são totalmente contra a ingestão de bebidas alcoólicas quando estão ou irão pilotar. Esse casal é muito amável, simpático e digo que Del é o nosso xodó, nossa mascote, somos fãs dela. Ela não é só querida por nós, mas por muitos que cruzam com pelas estradas e encontros de motociclismo. "Eu estou em todos os encontros, não importa onde seja, quando tem evento, eu subo na minha Harley e vou!"
...
Douglas Aulette
Um amigo da Revista AGARUPA.COM, o ex-professor de paraquedismo e atualmente Fotógrafo Douglas Aulette (40) comenta sobre sua paixão pela Hardey-Davidson, é desde que se entende por gente. É igual a paixão pelo paraquedismo, tanto que ele tatuou o braço com a marca da Harley-Davidson! São duas coisas que se apaixonou à primeira vista, ainda quando criança (4 ou 5 anos), ao ver uma moto Harley-Davidson e o paraquedismo! Ele disse para si mesmo que um dia andaria de moto Harley e seria um paraquedista. Hoje se considera realizado, pois viveu de paraquedismo por muitos anos e já anda de Harley também há alguns vários.
Sua primeira moto foi uma Yamaha Ténéré 600cc e a segunda, uma Yamaha Rd350, conhecida como viúva negra, e que tem ela consigo até hoje. Depois dessa, veio a primeira Harley, uma Iron 883. Ele teve mais de 40 motos. De corrida, Honda CBR Fireblade, Suzuky 1000, 750, bandit 600, 1200 etc. Atualmente é proprietário de uma HD Street Glide, sua oitava moto da marca.
Sobre o 'Estilo HD de Ser', o Fotógrafo harleyro afirma que "Estilo" se ou tem ou não se tem. Para ele o motociclista "harleyro" tem que ser o tempo todo, quando pilota sua HD e quando não. Ele é muito autêntico ao dizer a nossa reportagem que não concorda com algumas pessoas que mudam de personalidade dependendo do lugar e da hora.

“Eu sou isso aí mesmo, quem me conhece sabe, vocês que são meus amigos sabem. Sempre fui esse cara meio doido mesmo, meio fora dos padrões normais, que é o estilo Harley de ser, eu acho. Sempre fui o 'Estilo Harley de Ser' e paraquedista de ser. Tem muito a ver uma coisa com a outra".
Ele afirma que não é simplesmente ter dinheiro para comprar uma HD, que faz a pessoa ser um harleyro, é o motociclista. “O que faz um harleyro é você incorporar isso dentro de cada um, e eu acho que tenho, sou um cara meio rebelde mesmo, bocão, me amarro em tatuagem, em barba grande, no meu jeito de me vestir, que é totalmente o 'Estilo Harley de Ser', e eu sou assim em todos os dias da semana”.

A HD do Douglas não é uma moto que ele só anda no final de semana, mas sim todos os dias. Isso para ele é o ‘Estilo HD de Ser’... quanto a viagens, ele gosta de viajar com os amigos que considera e tem Harley. Mas não gosta de viajar em grupo grande. Ele foi bem honesto em dizer que não gosta de andar com pessoas que só pega a Harley nos finais de semana, que é só harleyro em alguns momentos, que não têm a essência Harley-Davidson. Neste caso prefere viajar sozinho.
...
E para concluir esta Matéria do Mês, a nossa reportagem entrevistou ex-diretor do H.O.G. em Pernambuco (ficou por três anos), sócio proprietário da empresa BR 101 Old School e um dos organizadores do I Encontro de Harleyros do NE (Natal/RN), o legítimo harleyro Roberto Paiva (50), mais conhecido por BETÃO.

Betão falou sobre o H.O.G., sobre ser harleyro, do seu amor pela marca, customização, família, simbolismo, GARUPA, mercado, motociclismo, sua essência e muito mais. Um amante da marca Harley-Davidson que mais representa esse estilo HD de Ser. Com a sua alegria e simplicidade, o mais novo amigo da AGARUPA.COM, revelou-se um verdadeiro personagem da vida real que tomou o estilo para si e reúne os atributos do mundo motociclístico. Ele a nossa reportagem no espaço em Boa Viagem chamado Garage MPower, onde se reúnem os amantes de suas "máquinas" e modelismo. Pela manhã funciona o Lava-Jato e à noite é bar temático, com um ambiente muito bem decorado, no estilo mesmo garagem. Muitos harleyros se reúnem lá. Decoração muito interessante, vale conferir quem gosta de uma proposta diferente.
Veja o vídeo da entrevista completa:
...
Foi preciso a Revista AGARUPA.COM fazer uma imersão nesse mundo Harley de viver para poder entender e compor esta matéria. Necessitou conhecer sua fascinante história e entrevistar os amantes proprietários de Harleys. Desta forma, percebeu e pôde entender o porquê de tanto frisson em torno de uma marca de motocicleta. Sua peculiaridade, estilo e beleza, peças, acessórios, roupas e motocicletas únicas é, verdadeiramente, apaixonante! A marca e a motocicleta parece ter personalidade própria e talvez seja por este motivo que encante e tenha tantos adeptos. Seu dono ou dona termina sendo possuidor de uma moto única, exclusiva que se traduz como símbolo de beleza e elegância, liberdade e força. Alguns dizem até que a HD é desconfortável, instável, vasa óleo, trepida, vibra etc etc etc, mas ela não deixa de apaixonar qualquer um, quer seja homem ou mulher, adulto ou criança, piloto ou garupa. O "Estilo Harley de Ser" cresce a cada dia e está sendo incorporado à cultura de um povo, dos motociclistas de todo o Brasil. Se você ainda não percebeu, logo logo irá notar uma Harley passar por você, pois seu ronco é único e inconfundível! Hoje a Harley-Davidson é lider em vendas nas categorias Custom e Touring no mercado deluxe, alta cilindrada, segundo a Fenabrave.
É uma marca que tem, antes mesmo do estilo de cada um, "ALMA"
Comments