top of page

Colete? Brasão? Caveira? etc. Saiba os PQs!!

  • A GARUPA
  • 13 de nov. de 2015
  • 5 min de leitura

Às vezes há muita discussão acerca de como, onde e por que usar o colete com o brasão do motoclube (MC), e confesso que as opiniões, muitas vezes, divergem. Primeiramente pensemos a ideia do colete, por que colete? Por que não jaquetas, que são mais completas e protegem mais o motociclista?


Logo no início da época em que surge a era do motociclismo, os primeiros MC's eram constituídos por veteranos do exército, que usavam o mesmo tipo de identificação que costumavam usar durante a Segunda Guerra Mundial, as jaquetas de couro pintadas com o seu esquadrão e inspirados na nose art das aeronaves. A cultura militar influenciou muito o motociclismo com seus patchs (escudos). As jaquetas por muito tempo, serviram para identificar o MC do qual o dono fazia parte e para se proteger dos inevitáveis tombos, já que os iniciantes desse movimento gostavam de fazer corridas (velocidade) e não havia nada melhor do que o couro para proteger a pele.


Nunca ficou mesmo claro o motivo de se trocar as jaquetas pelos coletes de couro ou jeans. Há apenas algumas suposições, alguns acham que é mais uma influência do mito do cowboy, os vaqueiros americanos costumavam usar coletes de couro para proteger o peito do frio. Mas também gostavam de deixar os braços livres para se movimentarem e cavalgarem melhor.


Outro motivo pode ser porque os coletes também podem mostrar a logo do clube, então um colete pode ser usado também tanto no calor (por cima de uma camiseta leve) quanto no frio (por cima de uma jaqueta, por exemplo), e o motociclista continuará mostrando as cores do seu clube em ambas as situações. Ainda vai além a praticidade dos coletes: não há melhor maneira de carregar pequenas coisas nos "bolsos e mais bolsos" que podem ser colocados neles.


E surge aquela velha pergunta, que pensei e perguntei a um colega do ‘No Limit Moto Grupo’, "posso usar um colete mesmo não sendo de um MC??" "Claro que pode!" É diferente de usar um brasão de um determinado clube e não pertencer a ele! O uso de um brasão, escudo ou cores de um MC, tem a finalidade de distinguir um determinado MC perante a coletividade, de maneira a permitir que todos os integrantes sejam identificados. Não é uma mera camiseta, com um emblema estampado, que faz de seu usuário um integrante de um MC. Brasão no dicionário Michaelis quer dizer: Escudo de armas, emblema de pessoa ou família nobre, fama, glória, honra. Para o motociclista de MC é uma bandeira que cada um carrega e que deve ser honrada e usada com respeito e responsabilidade. Está em jogo o nome de todas as pessoas que compõem o MC, traduzido num emblema. O brasão ao qual me refiro significa algo mais do que um simples símbolo, está inserida nele uma história, é algo muito além, que está ligado ao bom costume, à moral. O brasão na verdade de um MC é uma conquista à custa de mudança de atitude, respeito a si e ao próximo e, principalmente, aos “irmãos” de MC.


Voltando ao assunto de ‘colete’, então quais os benefícios do uso dele com o brasão do seu MC? Por ser uma espécie de irmandade, todos os motociclistas que se sentem como tal, ajudam-se mutuamente, então quando se usa um colete, isso quer dizer “ESTAMOS JUNTOS NA ESTRADA”.


Bem, eu ainda não faço parte de nenhum MC, mas pretendo posteriormente ingressar em algum. Se essa questão do período de experiência para poder receber um brasão de algum MC existir mesmo, como algumas pessoas comentam, verei aquele com o qual tenho mais simpatia e me candidatarei..rsrs. Se é que posso chamar o processor assim. Vocês podem comentar aqui, deixar opiniões, adoraríamos!

...


Existem três símbolos muito presentes no motociclismo, principalmente entre aqueles integrantes de moto clubes e moto grupos. Muitos o usam sem saber seus significados, apenas o utilizam por vê-los muito entre os amigos e locais frequentados por motociclistas.


Já outros, mais tradicionais, enraizados e solidários aos conceitos do verdadeiro motociclismo, utilizam-nos conscientes dos seus significados.


São eles a Cruz de Malta, a Caveira e a Águia. Saiba um pouco dos seus significados e principalmente, aprenda e tenha atitudes de motociclista coerentes com eles. São muito mais que penduricalhos no seu colete, vestimentas ou enfeites de motocicletas.

Cruz de Malta


Símbolo utilizadíssimo no Motociclismo Mundial, A Cruz de Malta ou Cruz de São João é identificada como o símbolo do guerreiro cristão. É uma cruz com oito pontas e tem a forma de quatro braços em V que se juntam em suas bases. Seu desenho é baseado nas cruzes usadas desde a Primeira Cruzada (Expedição militar ocorrida na idade média cristã para expulsar os muçulmanos da terra santa). O Emblema dos Cavaleiros de São João foi levado pelos turcos para a ilha de Malta. A força de seu significado vem de suas oito pontas, que expressam as forças centrípetas (Que se dirige para o centro) do espírito e a regeneração. Até hoje a Cruz de Malta também é muito utilizada em condecorações militares.



Caveira


Simboliza a igualdade e a fraternidade que deve prevalecer entre os motociclistas, independente de sua raça, crença, religião ou da marca de sua moto. Vale observar ainda que as Caveiras não possuem pele, olhos, boca, cabelos etc. Daí surgiu a sutil comparação.


Águia


"Esta ave transfere muito da atitude e personalidade do motociclista. Ela é um animal muito especial, é a que mais tempo vive além de ser a que voa mais alto, quase sempre em voo solitário. Ficam no alto, olhando o azul infinito. Não teme tormentas nem tempestades. Nunca se escondem… Abrem suas asas, que podem voar até 90 km por hora e enfrentam as adversidades. Enquanto o mundo fica às escuras, embaixo, elas voam vitoriosas e em paz, lá em cima. Quando chegam aos 35 anos, estão com as penas velhas, o que as impedem de voar, as unhas e o bico estão compridos demais, curvados, impedindo-as de se alimentar. Então, numa atitude instintiva e de coragem pela sobrevivência, procuram um lugar alto, próximo a uma rocha onde batem as unhas até que se quebrem. Em seguida, fazem o mesmo com o bico, batida depois de batida, até cair. Enquanto isso são alimentadas por outras, para que sobrevivam. Quando as unhas começam a crescer, ela vai arrancando as penas, uma a uma. Após aproximadamente 150 dias está completo o processo e ela parte para o voo de renovação, com mais anos de vida pela frente. Mas as águias também morrem. Quando sentem que chegou a hora de partir, não se lamentam nem ficam com medo. Tiram as últimas forças de seu cansado corpo e voam aos picos mais altos, quase inatingíveis, e aí esperam resignadamente o momento final. Até para morrer são extraordinárias! Prezando sempre a liberdade, a águia é forte, corajosa, obstinada e veloz, assim como os Motociclistas".



Este último símbolo, a águia, representa mesmo as pessoas destemidas e corajosas, como as que têm os motociclistas, desbravadores que gostam de natureza, belas paisagens, vento no corpo e liberdade. Quanto à caveira, eu nunca havia pensado no que ela representa de verdade. Esta imagem, quase sempre estampada no preto das camisetas, coletes e jaquetas dos motocilcistas, dava-me a impressão de algo realmente muito esquisito e mórbido, mas certa vez avistei na camiseta de uma amiga GARUPA, uma um tanto singular, com bastante estilo e graciosidade; ela estava também sobre o preto, mas adornada na cor branco e rosa e brilhos, com contornos suaves. Depois que soube o que ela representava, símbolo da igualdade e da fraternidade, passei a gostar, pelo menos das mais delicadas...rsrs.


Nesse final de semana, acompanhe nossa ida ao Aracaju Motofest pelo facebook e instagram, e curta nossas aventuras!


 
 
 

Comments


© 2015 por WCSTUDIO.COM.BR

  • b-facebook
  • Instagram Black Round
bottom of page