MC Abutre's
- A GARUPA
- 4 de nov. de 2015
- 3 min de leitura
O Vice-Presidente mundial do Abutre’s Moto Clube, Lair Lira, concedeu-nos uma entrevista exclusiva quando no Campina Grande Motofest 2015.

O Abutre’s Moto Clube é um dos maiores motoclubes do mundo. Está presente na maioria dos estados brasileiros. Estão registrados hoje aproximadamente 6.500 integrantes no Brasil e está presente em 12 países. O nome Abutre's foi definido pelos seus fundadores, inspirados pelo forte sentimento de liberdade.
O objetivo e filosofia principais dos Integrantes do Abutre’s Moto Clube são: as viagens e passeios com suas motocicletas, a participação em Eventos Motociclísticos, a confraternização entre seus Integrantes e demais grupos de Motociclistas; enfim do lazer e entretenimento saudáveis.
O Abutre’s Moto Clube não é uma entidade filantrópica, tampouco com fins lucrativos, porém, em razão da expressiva confiança depositada pela sociedade em geral, realiza, em parceria com outras entidades, ações sociais por todo o território Nacional, fomentando obras beneméritas entre as comunidades carentes em geral.

Antes desse grande movimento Abutre’s, existiam os passeios de moto. Uma curiosidade: anteriormente ao Governo Collor de Melo, a moto com maior potência era a de 750 cilindradas; a moto casual era a de 450 e 350 cilindradas. Quando Collor abriu o mercado, as empresas estrangeiras começaram a chegar ao Brasil.
As pessoas já se reuniam para mostrar suas aquisições. Ele disse que o primeiro evento que houve no Brasil ocorreu em Goiânia/Goiás. Lá já existia um movimento das corridas de 500 cilindradas. Roberto Pelegrine era repórter de uma revista especializada em motos, foi até Goiânia para cobrir o primeiro encontro na cidade. Foi ele quem teve a ideia de fazer o primeiro Megacycle, que foi um sucesso absurdo. Ocorreu na cidade de Serra Negra/São Paulo. Lá havia a cultura de receber muitos passeios de grupos. Muitos se reuniam em determinada região do país e faziam o passeio até Serra Negra/SP, uma cidade receptiva e acolhedora, que gostavam muito dos motociclistas. O evento foi um sucesso em Serra Negra, subiram a serra mais de 200 mil motos, numa cidade onde a população local era de no máximo 25 mil habitantes. Com isso o evento trouxe muitos recursos para a cidade, um verdadeiro salto evolutivo na economia da local. Com isso outras regiões também se motivaram a trazer os eventos e encontros para as cidades. cidade movimentou toda a economia local.
Veio o encontro de Penedo (RJ) e Gramado (RS), depois houve o de São Paulo. Diego Monteiro (empresário) foi quem fez o primeiro Salão 2 Rodas em São Paulo, que foi um sucesso. Com isso o grupo Alcântara terminou comprando os direitos do Salão 2 Rodas e foi esse o motivo pelo qual o Nordeste ficou carente desse tipo de evento. Foi então que o Diego resolveu realizar o Recife Moto Week. Nele deve ser esperado um grande público porque 70% do público do Salão 2 Rodas é do Norte e Nordeste do país.
Em seguida houve em SP um dos maiores encontros no Brasil que existe há 15 anos encontro dos Falcões Raça Liberta. Um dos integrantes do grupo e organizador do evento precisou mudar-se para Natal-RN e como teria que sempre se deslocar para SP, resolveu montar um evento na cidade nordestina. Ele bancou todos os custos da ida de todo grupo Abutre's ao evento, Ele ocorreu no Estádio do Machadinho. O evento foi um sucesso, com desfile no carro de bombeiros pela cidade.
A cultura do motociclismo no NE era outra, não se usavam os coletes e muitos não conheciam os carros exóticos, comuns do grupo. Alguns tratavam o grupo como deuses, outros como macabros, enfim, o evento foi um sucesso na cidade. Logo em seguida se espalhou pelo NE, começando em Campina Grande (PB), sempre com a presença do MC Abutre's.
Lira termina afirmando que, como conhece quase todos os movimentos motociclístico no Brasil, pois trabalha com isso há 25 anos, toda semana está em uma parte do país trabalhando com suas lojas e estruturas, confirma que o NE não deixa a desejar para ninguém.
Por fim ele diz: "Antigamente andávamos em cima de museus e nos 'achávamos'!"

Nota: Infelizmente muitos têm impressões negativas e preconceito desses exóticos e legais motociclistas e suas motos únicas. Eles amam o que fazem e apenas desejam se divertir com responsabilidade; imprimem nas estradas uma cultura própria, muito copiada por muitos MC's no Brasil. O Abutre's apóia eventos, são companheiros, leva a sua história e, acima de tudo, tradição!!
A Revista AGARUPA.COM agradece ao grupo a disponibilidade e parabeniza pelo trabalho que realiza. Trabalho muitas vezes desconhecido e ignorado por muitos no mundo motociclístico!
Informações:
Abutre's Moto Clube - Sub-sede Recife
Endereço: R. Austro Costa, 210 - Vila Popular, Olinda - PE, 53230-150
Telefone:(81) 99674-4434
www.abutres.com.br
Comments