top of page

Motor do FUTURO

  • QUEM PILOTA
  • 22 de out. de 2015
  • 3 min de leitura

Na 2ª Parte da Trilogia "De volta para o futuro", o personagem de Michael J. Fox vai para a data de hoje, 21 de outubro 2015.


No futuro criado pelo diretor Robert Zemeckis, no 2º filme da Trilogia, carros voam, hologramas anunciam nos cinemas a estreia de "Tubarão 19", skates flutuam e tênis se ajustam sozinhos aos pés.


Os carros voam!!! E as motos?? Como estamos hoje?? Qual a novidade que o mercado de motociclismo nos apresenta?? Qual o FUTURO??


Quando em 1999, estava eu com meus 17 anos, comentei com a minha mãe que gostaria de ganhar, como presente de 18 anos, uma moto, e que ela poderia começar a parcelar, pois em um ano teria habilitação e já poderia sair por aí pilotando. Para a minha surpresa, ela falou que nunca faria o que eu pedia e pior, ainda disse que não me queria com motocicleta alguma, que caso eu aparecesse com uma em casa, ela colocaria fogo na moto! Pensei: Ui!


Com 19 anos eu comprei uma CG motor 125cc, zero quilômetro! Minha primeira motocicleta! E e graças a Deus ela não tocou fogo na moto!! Tive também uma Honda Twister 250, Yamaha Lander 250x, Yamaha XT660R, Honda NC700x e atualmente Honda NC750x.


De todas, a melhor mesmo de motor, é a NC750x. Uma moto muito suave e maleável, com a possibilidade de fazer muito bem, curvas entre os carros, com excelente torque de saída, baixo consumo de combustível, pois a motor New Concect, apresentado há 3 anos pela Honda, prometia fazer 35 km com um litro de gasolina. E o principal, o motor da NC750x não esquenta. Bem diferente da XT660R, que embora esteja há mais de 10 anos no mercado brasileiro com poucas alterações, tem uma das melhores suspenções do mercado e melhor torque em sua categoria. Esta, a XT660R, mesmo possuindo um motor com refrigeração à água, esquenta muito, tornando bastante desconfortável a sua dirigibilidade na cidade entre os carros.


Uma novidade quanto ao desenvolvimento de motor, deve ser lançada em breve. A Suzuki apresentará no final deste mês, por ocasião do Tokyo Motor Show, um motor híbrido, com a mesma tecnologia dos carros de Fórmula 1, adaptada para as suas motocicletas.

É uma mistura de duas tecnologias (motor de combustão com elétrico) já conhecidas por aqueles que acompanham as novidades em motorizações.


A empresa é a primeira a equipar e adaptar para um motor de motocicleta, com um turbo e com dois motores elétricos.


Quem acompanha a Formula 1 sabe que até o ano passado, as equipes tiveram que criar novas unidades de energia (motor V6) turbo acopladas a dois motores elétricos, um ligado ao turbo e o outro combinado com o motor de combustão. Estas duas unidades elétricas alternam entre a função de motor, quando é necessário fornecer energia a este motor e ao turbo. Funcinam como geradores, que quando acionadas, aumentam o ganho de potência e de velocidade.


Com esta tecnologia é possível eliminar quase em definitivo o chamado “turbo lag”, ou tempo que o turbo demora a ganhar velocidade rotacional, garantindo um enorme ganho de energia, graças ao trabalho conjunto dos 2 motores elétricos que auxiliam o motor de combustão. Com isso há uma diminuição do consumo de combustível e das emissões de CO2, mas proporcionando um ganho de potência com motor elétrico.


A Suzuki criará um sistema semelhante e mais compacto que permita a instalação de tal unidade de energia num quadro de uma moto, onde os componentes realizariam tarefas semelhantes aos da Fórmula 1.


Se isso for possível, esse sistema poderia resultar numa moto com motor de combustão de 1000cc com quase 300 cv de potência. Apesar desta tecnologia híbrida estar dando seus primeiros passos no mundo das duas rodas, poderemos chegar a conhecer um futuro onde essas unidades de energia assumem um papel fundamental tanto nos veículos como nas motocicletas.


A pergunta que não quer calar ... Será que algum dia teremos realmente um carro ou uma moto que nos faça verdadeiramente voar como no filme??


É aguardar para ver!!

 
 
 

Comments


© 2015 por WCSTUDIO.COM.BR

  • b-facebook
  • Instagram Black Round
bottom of page