LUVAS PARA CADA MOMENTO NA MOTO
- QUEM PILOTA
- 22 de set. de 2015
- 2 min de leitura

Por se tratar de uma das partes do corpo mais expostas numa motocicleta, as mãos precisam de atenção especial, principalmente quando existe a possibilidade de queda. Em regra geral o apaixonado por moto deve procurar um equipamento leve, confortável e que permita o máximo de movimentação natural nas mãos. É preciso conhecer as luvas adequadas para cada tipo de trajeto, seja ele o caminho para o trabalho, uma viagem no fim de semana ou até aquele roteiro de "bate e volta". Além de proteger, a luva precisa dar estabilidade (não escorregar) na hora da pilotagem. Por isso, manter a sensibilidade das mãos é muito importante. Se você usa mais na cidade, no dia a dia, o ideal é se preocupar não só com a segurança, mas também com o conforto.
Outras dicas são os protetores nas articulações, ventilação frontal, um material resistente na palma e o ajuste de punho, elementos que fazem a diferença na hora de escolher o produto e se houver algum problema durante o passeio e ou viagem.
Para pegar a estrada, as luvas ideais são um pouco diferentes das normalmente usadas durante a circulação na cidade. É preciso ter em mãos um equipamento mais resistente – mesmo que seja mais pesado – com cano longo, confortável e adaptado para absorver o máximo possível a transpiração. Se o motociclista optar por um par de luvas à prova d’água (waterproof), um forro interno respirável é fundamental. Outros diferenciais são as proteções em carbono ventiladas (luvas da foto acima) e o ajuste do punho (simples ou duplo). Esses são itens essenciais na hora de pilotar a moto.
Dependendo da necessidade do motociclista, o couro é um material que permite maior ventilação e conforto. Já o poliéster é ideal para encarar chuvas e ventos fortes no trajeto. Melhor que o piloto tenha as duas opções: uma nas mãos e a outra como reserva guardada no próprio casaco/jaqueta ou no guarda-volumes. Em países de clima frio, o preenchimento de roupas em geral são de pluma (pena), que serve de isolante térmico.
Dica importante: para testar se a roupa é 100% impermeável, sem ter que levar aqulela chuva torrencial, a pessoa deve soprar forte com a boca encostada no tecido (material), se passar calor para a pele, a roupa não passa no teste de impermeabilidade.
Então amigos, seja qual for a sua preferência, o mais importante é não faltar os equipamentos básicos de proteção, tanto para QUEM PILOTA como para a nossa GARUPA.
Vamos seguir na estrada com responsabilidade e segurança.
Comments